RELATOS DE EXPERI�NCIAS COM O PROJETO DE INTERVENÇO: POEMAS
Resumo
ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVEN��O DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NADYR DE SOUZA ANDRADE, OPORTUNIZADO POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES, EM PARCERIA COM A UNIEVANG�LICA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS E, COMO RESULTADOS ALCAN�ADOS, RELATAR AS APLICABILIDADES DAS OBSERVA��ES E REG�NCIAS MINISTRADAS, RELACIONADAS �S DEZ COMPET�NCIAS PROPOSTAS PELA NOVA BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR), IDENTIFICANDO TAMB�M DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ACAD�MICOS NO REFERIDO PROJETO RELACIONARAM-SE A OBSERVA��ES COMPARTILHADAS E REG�NCIAS EM TODOS OS AMBIENTES DA ESCOLA E, EM ESPEC�FICO, NAS SALAS DE AULA PARA ALUNOS DO 1�º AO 5�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO ESSAS ACOMPANHADAS POR UM DOCENTE ORIENTADOR E PRECEPTORES. UTILIZOU-SE, COMO METODOLOGIA, OBSERVA��O EM SALA DE AULA NAS PR�TICAS METODOLÓGICAS DOS PROFESSORES, COLETA DE DADOS DO ESPA�O ESCOLAR ENVOLVENDO O PROJETO POL�TICO PEDAGÓGICO, TODO O CORPO DOCENTE E SUA DIRE��O, E ENCONTROS PRESENCIAIS NO ISE (INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO).  DEPOIS HOUVE DISCUSS�O DO PROJETO DE RESIDÊNCIA, PRODUÇÃO DE ARTIGOS E ENTREGAS DE RELATÓRIOS FINAIS. APÓS A FINALIZA��O DAS ATIVIDADES, PERCEBEU-SE NOS ALUNOS, ACOMPANHADOS PELAS RESIDENTES, UM AVAN�O NAS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESPECIAL NA LEITURA, NA ESCRITA E NA INTERPRETA��O TEXTUAL. O TRABALHO FOI FINALIZADO COM �XITO, POIS CONTRIBUIU PARA REDUZIR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, RESPEITANDO O DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL. FOI POSS�VEL IDENTIFICAR O CRESCIMENTO DE TODOS OS ENVOLVIDOS COM A PARTICIPA��O E CONVIV�NCIA NO ESPA�O F�SICO PEDAGÓGICO.