RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PERCEPÇÀ•ES ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE PRECEDENTE À€ IMPLEMENTAÇO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
O PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ADOTADO PELO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS, SUBMETIDO, APROVADO E SUBSIDIADO PELA CAPES, OBJETIVA A IMPLEMENTA��O DAS DEZ COMPET�NCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. ESTE RELATO DISCORRE SOBRE O PROCESSO DE ESTRUTURA��O HISTÓRICA DA NOVA BNCC E AS PERCEP��ES RELATIVAS � PR�TICA DOCENTE PRECEDENTE � SUA IMPLEMENTA��O POR MEIO DA OBSERVA��O DE UMA TURMA DE 2�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS. PARA ISSO, FAZ-SE UMA EXPLANA��O SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A IMPLEMENTA��O DAS DEZ COMPET�NCIAS GERAIS PROPOSTAS PELA BNCC, ASSIM COMO O PROCESSO HISTÓRICO PERCORRIDO PELA LEGISLA��O BRASILEIRA AT� SE CHEGAR � VERS�O FINAL DA BNCC (ENSINO FUNDAMENTAL) E UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE AS COMPET�NCIAS GERAIS COM AS AULAS OBSERVADAS, QUE J� APONTAM PARA O DESENVOLVIMENTO DESTAS COMPET�NCIAS, ANTES MESMO DE SUA IMPLANTA��O. A ABORDAGEM DA PESQUISA � QUALITATIVA E, QUANTO AOS MEIOS DE INVESTIGA��O, FOI UTILIZADA A PESQUISA BIBLIOGR�FICA, ENQUANTO O PROJETO DE INTERVEN��O TAMB�M RELATADO NESTE TRABALHO TEVE COMO METODOLOGIA A PESQUISA-A��O. COMO RESULTADO DESTE TRABALHO, FOI AVERIGUADO QUE H� UMA GAMA DE DOCUMENTOS QUE EMBASAM A CRIA��O DA BNCC, ASSIM COMO AMPLO DEBATE NAS ESFERAS REGIONAIS E NACIONAL, REALIZADOS POR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE H� D�CADAS DISCUTEM OS OBJETIVOS PROPOSTOS NO DOCUMENTO. CONCLUI-SE QUE OS OBJETIVOS PROPOSTOS PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, J� SÃO FAMILIARES AOS PROFISSIONAIS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO, ESTANDO PRESENTES NAS AULAS OBSERVADAS NO DECORRER DO ANO QUE PRECEDE A IMPLEMENTA��O DO DOCUMENTO.