A EDUCAÇO PATRIMONIAL NO 2ËŠ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O PRESENTE ARTIGO � RESULTADO DO PROJETO DE INTERVEN��O INTITULADO �€ŒO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL�€ EM PARCERIA COM O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA��O � DOC�NCIA - CAPES/PIBID, COM O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS E COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANÁPOLIS (SEMED). O PROJETO DE INTERVEN��O TEVE COMO TEMA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESTE CONTE�DO � PREVISTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - (BNCC). O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DISCORRER O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO SEGUNDO ANO DAS SERIES INICIAIS, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ANÁPOLIS A RESPEITO DESTE CONTE�DO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM FINALIDADE INTERVENCIONISTA E OS MEIOS UTILIZADOS FORAM A PESQUISA BIBLIOGR�FICA, A ANÁLISE DOCUMENTAL E A PESQUISA-A��O. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, BUSCAMOS AMPLIAR A COMPREENS�O DOS ALUNOS QUANTO � IMPORT�NCIA DOS PATRIM�NIOS HISTÓRICOS E CULTURAIS PARA A COMUNIDADE, BEM COMO, DISSEMINAR A HISTÓRIA DESTES PROMOVENDO CONSCI�NCIA � IDENTIDADE COMUNIT�RIA. ENTRETANTO, ESSE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM LEVOU OS ESTUDANTES A RECONHECEREM A IMPORT�NCIA QUE OS PATRIM�NIOS POSSUEM PARA A COMUNIDADE, BEM COMO CONSCIENTIZ�-LOS DA PRESERVA��O E VALORIZA��O DOS MESMOS.