EDUCAÇO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA COMO AÇO INTERVENCIONISTA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação. Patrimônio. História. AnápolisResumo
O PRESENTE ARTIGO � PRODUTO DO PROJETO DE INTERVEN��O INTITULADO �€ŒO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E PATRIMONIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL�€, IMPLEMENTADO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS (UNIEVANG�LICA) ATRAV�S DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA��O � DOC�NCIA (PIBID), EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS, O QUAL TEVE COMO PROPOSTA A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM O OBJETIVO DESCREVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO 4�° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM A FINALIDADE INTERVENCIONISTA E OS MEIOS UTILIZADOS FORAM A PESQUISA BIBLIOGR�FICA, A ANÁLISE DOCUMENTAL E A PESQUISA-A��O. NESSES TERMOS, A CIDADE DE ANÁPOLIS POSSUI TREZE PATRIM�NIOS MATERIAIS E NATURAIS HISTÓRICOS TOMBADOS: MERCADO MUNICIPAL �€ŒCARLOS DE PINA�€, ESTA��O FERROVI�RIA �€ŒJOS� FERNANDES VALENTE�€, COL�GIO ESTADUAL ANTENSINA SANTANA, COL�GIO COUTO MAGALH�ES, ANTIGA CADEIA PÚBLICA �€ŒATUAL ESCOLA DE ARTES�€, ANTIGO CORETO, MUSEU HISTÓRICO �€ŒALDERICO BORGES DE CARVALHO�€, CASA JK, ANTIGO FÓRUM, FONTE LUMINOSA, ESTA��O FERROVI�RIA �€ŒGENERAL CURADO�€, CONJUNTO ARBÓREO AMERICANO DO BRASIL E CONJUNTO ARBÓREO DOM EMANOEL.