ENSINO DA HISTÓRIA NA EDUCAÇO PATRIMONIAL DE ANÁPOLIS

Autores

  • Alexandre Mane
  • Sandra Elaine Aires de Abreu

Palavras-chave:

Educação patrimonial. PIBID. UniEvangélica. Escola – campo.

Resumo

ESTE TRABALHO APRIMOROU-SE EM APRESENTAR OS RESULTADOS DAS EXPERI�NCIAS A PARTIR DO PROJETO: �€ŒENSINO DA HISTÓRIA LOCAL NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL�€ EXECUTADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE, EM PARCERIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS COM O PROGRAMA DE INICIA��O � DOC�NCIA (PIBID). ESTE TEVE IN�CIO EM AGOSTO DE 2018 SE ESTENDENDO AT� JANEIRO DE 2020, E O OBJETIVO FOI PROMOVER A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS, PARTINDO DO COMPONENTE DA HISTÓRIA, EM CUMPRIMENTO DA MEN��O DA REFERIDA TEM�TICA NA MATRIZ CURRICULAR PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS (SEMED). OS DEMAIS OBJETIVOS FORAM: DESENVOLVER UM ESTUDO SOBRE OS PATRIM�NIOS HISTÓRICOS E CULTURAIS TOMBADOS DA CIDADE DE ANÁPOLIS, MINISTRAR AULAS AOS ALUNOS E PRODUZIR UM MATERIAL DIDÁTICO PARA QUE OS ALUNOS POSSAM TER A CI�NCIA E A IMPORT�NCIA DOS SEGUINTES PATRIM�NIOS: ANTIGA CADEIA PÚBLICA; CASA JK; CORETO DE PRA�A JAMES FANSTONE; COL�GIO COUTO MAGALH�ES; COL�GIO ESTADUAL ANTESINA SANTANA; ESTA��O FERROVI�RIA; ANTIGO FÓRUM; FONTE LUMINOSA; MERCADO MUNICIPAL CARLOS DE PINA; E MUSEU HISTÓRICO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGR�FICA, ANÁLISE DOS DOCUMENTOS, PESQUISA A��O E RELATO DE EXPERI�NCIAS A PARTIR DAS OBSERVA��ES FEITAS NA ESCOLA-CAMPO POR MEIO DE CONVERSAS INFORMAIS COM ALGUNS ALUNOS. FOI POSS�VEL PERCEBER A RELEV�NCIA DA ATUA��O DO PROFESSOR ENQUANTO AQUELE QUE PROMOVE UM ENSINO DE HISTÓRIA COM SIGNIFICADO, COLOCANDO O ALUNO COMO PARTE INTEGRANTE DESTE PROCESSO.

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Publicado

2020-10-19