O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E A EDUCAÇO PATRIMONIAL: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
História local. Educação Patrimonial. Ensino Fundamental. Anápolis/GO.Resumo
O PRESENTE ESTUDO � RESULTADO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVEN��O INTITULADO: "O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E PATRIMONIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL", IMPLEMENTADO POR ACAD�MICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS (UNIEVANG�LICA), EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE, EM PARCERIA COM PROGRAMA DE INICIA��O � DOC�NCIA (PIBID), NO PER�ODO DE AGOSTO/2018 A JANEIRO/2020.O PROJETO DE INTERVEN��O TEVE COMO OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA. O REFERIDO CONTE�DO � PREVISTO PELA MATRIZ CURRICULAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANÁPOLIS (SEMED). O FOCO PRINCIPAL FORAM OS PATRIM�NIOS TOMBADOS DE ANÁPOLIS. NESTE CONTEXTO, ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA, DESCREVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL A PARTIR DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM FINALIDADE INTERVENCIONISTA E OS MEIOS UTILIZADOS FORAM A PESQUISA BIBLIOGR�FICA, A ANÁLISE DOCUMENTAL E A PESQUISA-A��O. O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INTERVEN��O TEVE ENTRE SEUS OBJETIVOS, LEVAR O ALUNO A ESTABELECER RELA��ES ENTRE O PRESENTE E O PASSADO EM SEUS V�RIOS ESPA�OS DE CONVIV�NCIA, POSSIBILITANDO-O SE SENTIR SUJEITO HISTÓRICO. ALIADO � EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, EM ESPECIAL A LOCAL, ESSE OBJETIVO LEVOU TAMB�M O EDUCANDO A UMA ANÁLISE CR�TICA DE SUA REALIDADE, CUMPRINDO A FUN��O DE FORMAR UMA VIS�O CR�TICA E REFLEXIVA NO SUJEITO HISTÓRICO E A COMPREENS�O DA NECESSIDADE DE VALORIZA��O E PRESERVA��O DOS PATRIM�NIOS.