UTILIZAÇO DAS TIC€™S EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS- GOIÁS

Autores

  • Hà©lica Cristina Gonà§alves Fagundes Pereira
  • Isabel Cristina Langsdorff de Souza
  • Fernanda da Cunha Maciel
  • Mariana Mariana Rodrigues
  • Là­lian Kelly Ferreira Pinto
  • Tiago Meireles do Carmo Morais

Palavras-chave:

Tecnologia no contexto escolar. Inserção das TIC’s. Escola.

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRAZ COMO T�NICA UMA DISCUSS�O RELEVANTE NO CEN�RIO DA EDUCAÇÃO B�SICA, TENDO EM VISTA A TECNOLOGIA, ORA TRATADA COMO VIL� POR EDUCADORES, ORA TRATADA COMO POSSIBILIDADE DE UM NOVO OLHAR PARA AS PR�TICAS PEDAGÓGICAS. A REFLEX�O SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA � SUBSIDIADA POR UM PROCESSO DE FORMA��O CONT�NUA DOS PROFESSORES, QUE AL�M DE POSSIBILITAR A APRENDIZAGEM DA UTILIZA��O DAS TECNOLOGIAS, ARTICULA A CONSTRU��O DE UMA METODOLOGIA ONDE AS M�DIAS TECNOLÓGICAS PODEM SER RECURSOS DID�TICOS EFICAZES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A INSER��O DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS, REALIZADA PELOS DISCENTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO (UNIEVANG�ˆLICA), JUNTO AOS ALUNOS DO ENSINO B�SICO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA, E OS MEIOS UTILIZADOS FORAM, PESQUISA BIBLIOGR�FICA, ESTUDO DO MEIO COM ANÁLISE DE PLANOS DE AULA E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A GESTORA DA ESCOLA. FORAM OBSERVADAS TENTATIVAS DE APROXIMA��O DOS PROFESSORES COM O USO DAS TECNOLOGIAS, NO ENTANTO, APENAS O DADA SHOW FOI O RECURSO QUE FICOU EM EVIDÊNCIA.

Downloads

Publicado

2020-10-19