TRABALHANDO A DIVERSIDADE CULTURAL DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Marina Carvalho Moreira Carvalho Moreira UniEvangà©lica
  • Clarice Vieira de Paula Lima
  • Eduardo Cirino da Costa
  • Simone de Paula Rodrigues Moura
  • Cláudia Regina Major

Palavras-chave:

Educação; Residência Pedagógica; Competência e habilidades; Diversidade cultural.

Resumo

ESTE TRABALHO DE PESQUISA FOI REALIZADO COM O INTUITO DE OBSERVAR E ANALISAR AS A��ES PEDAGÓGICAS COM EMBASAMENTO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC (BRASIL, 2018) AL�M DE PROPOR UM PROJETO QUE CONTRIBU�SSE NO �MBITO DA SALA DE AULA DO 2�° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NADYR DE SOUZA ANDRADE, COMO PARTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROPOSTO PELA COORDENA��O DE APERFEI�OAMENTO DE PESSOAL DE N�VEL SUPERIOR (CAPES) �S UNIVERSIDADES, NESTE CASO, A PARCERIA FOI COM O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA. O PROJETO DENOMINADO �€ŒDIVERSIDADE CULTURAL�€ FOI ELABORADO APÓS A OBSERVA��O DA TURMA, QUANDO SE PERCEBEU A NECESSIDADE DE TRABALHAR DE FORMA DIFERENCIADA ESSE TEMA, VISTO QUE FAZ PARTE DA MATRIZ DA REDE MUNICIPAL NO M�S DE AGOSTO. FO ELABORADO UM CONJUNTO DE SITUA��ES PEDAGÓGICAS ALIADAS �S COMPET�NCIAS E HABILIDADES DA BNCC (BRASIL, 2018) QUE SUPRISSEM �S NECESSIDADES DA TURMA. PARA REALIZAR ESSE TRABALHO, FORAM UTILIZADAS PESQUISAS BIBLIOGR�FICAS E ANÁLISE DAS A��ES INTERDISCIPLINARES NA UNIDADE ESCOLAR. A PESQUISA BIBLIOGR�FICA PROPORCIONOU EMBASAMENTO TEÓRICO PARA A CONSTRU��O DO PROJETO, QUE CONSISTIU NA REALIZA��O DE A��ES INTERDISCIPLINARES. DESSA FORMA, ACREDITA-SE NO ALARGAMENTO DE CONHECIMENTO DE TODOS OS ENVOLVIDOS: ESTUDANTES, RESIDENTES (ACAD�MICOS DO CURSO DE LICENCIATURA), PRECEPTORES (PROFESSORES TITULARES DA ESCOLA), ORIENTADORES E COORDENADOR (PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA).

 

Downloads

Publicado

2020-10-26