A CAPACIDADE DE ANALISAR E FALAR SOBRE EMOÇÀ•ES

Autores

  • Marina Carvalho Moreira Carvalho Moreira UniEvangà©lica
  • Clarice Vieira de Paula Lima
  • Flaviana Moreira Silva
  • Gabriella Tocchio dos Santos
  • Kelly Correia da Silva
  • Marina Carvalho Moreira
  • Priscilla Raianny Leão e Souza

Palavras-chave:

– Aluno; Conflito; Emoções; Mediação; Professor-aluno; conflito.

Resumo

O PRESENTE TRABALHO FAZ PARTE DA DISCIPLINA SEMIN�RIOS INTERDISCIPLINARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA E TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS QUEST�ES RELACIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. ABORDA A NECESSIDADE DE TRABALHAR O CAMPO EMOCIONAL E CONVIV�NCIA EM GRUPOS, POIS ESTES FATORES SE MOSTRAM ESSENCIAIS PARA UM BOM RELACIONAMENTO E ANDAMENTO DAS ATIVIDADES. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGR�FICA E OBSERVA��O DO COTIDIANO ESCOLAR. A OBSERVA��O ACONTECEU NO PER�ODO DE 18 MESES EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DESTA CIDADE DURANTE O EST�GIO SUPERVISIONADO. FOI IDENTIFICADO QUE A INDISCIPLINA E A AGRESSIVIDADE SE AGREGAM NESSE CONTEXTO E NÃO DEVE SER ANALISADO DE FORMA INDIVIDUAL, MAS SIM EM SUA TOTALIDADE. AS SOLU��ES APONTAM PARA A MEDIA��O COLETIVA DO PROFESSOR, PARTINDO DELE COMO PESSOA E ENT�O FAVORECER O ENTENDIMENTO DAS EMO��ES PARA QUE AS CRIAN�AS E ADOLESCENTES POSSAM ESTABELECER UMA RELAÇÃO FAVOR�VEL PROFESSOR-ALUNO, ALUNO-PROFESSOR E ALUNO-ALUNO. DURANTE PROCESSO FORAM OBSERVADAS MUDAN�AS NO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS, DEMONSTRANDO MAIS FOR�A DE VONTADE PARA APRENDER E UMA MELHOR CONVIV�NCIA ENTRE COLEGAS, COM MENOS EXCLUS�O E MAIS EMPATIA.

Downloads

Publicado

2020-10-19