ESCOLAS ANAPOLINAS: PERCEPÇÀ•ES DOS GESTORES ACERCA DOS PLANOS DE EDUCAÇO
Resumo
OS PLANOS NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMP�EM AS POL�TICAS P�BLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS. ESTE ESTUDO CONSISTE EM UMA ANÁLISE DA PERCEP��O DE QUATRO GESTORES DE ESCOLAS P�BLICAS DE ANÁPOLIS, DUAS QUE COMP�EM A REDE MUNICIPAL E DUAS DA REDE ESTADUAL, SOBRE OS PLANOS DE EDUCAÇÃO VIGENTES. O M�TODO DE PESQUISA � A ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA DE PROCEDIMENTOS COMPARATIVOS, DE NATUREZA B�SICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E OBJETIVO GERAL DESCRITIVO. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS T�CNICOS, FORAM FEITOS LEVANTAMENTOS EM CAMPO, COM APLICA��O DE QUESTION�RIO. COMO RESULTADO, PERCEBE-SE QUE H� CONSON�NCIA EM MUITAS RESPOSTAS APRESENTADAS. ASSIM, MESMO CONSIDERANDO A HETEROGENEIDADE DE CADA INSTITUI��O DE ENSINO COM RELAÇÃO AO CURR�CULO E O CONTEXTO SOCIOCULTURAL NA QUAL CADA UMA ESTÁ INSERIDA, AS RESPOSTAS COLETADAS NOS LEVAM A ENTENDER QUE H� CONCORD�NCIA DE OPINI�ES COM RELAÇÃO �S METAS PROPOSTAS PELOS PLANOS DE EDUCAÇÃO, E QUE EXISTEM SIMILARIDADES RELACIONADAS AOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PRESENTES INSTITUIÇÕES PARA QUE AS METAS SEJAM ALCAN�ADAS.