PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAS: OBSERVAÇÀ•ES E REG�NCIAS

Autores

  • Rozânia Pereira Da Silva UNIEVANGELICA
  • Maria Batista Peixoto Alves
  • Marcela Martins Leones
  • Cláudia Regina Moura
  • Graziela Vanessa Parreira

Palavras-chave:

Residência Pedagógica; Aprendizagem Escolar; Formação de Professores.

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO, PELOS ACAD�MICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS-UNIEVANG�LICA. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO, OBSERVAR AS DIFICULDADES QUE SÃO ENCONTRADAS DURANTE AS REG�NCIAS REALIZADAS POR ACAD�MICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA EVANGÉLICA - UNIEVANG�LICA. TRAZ A REFLEX�O SOBRE A NECESSIDADE DE APERFEI�OAMENTO DA FORMA��O PR�TICA DOS PROFESSORES PERANTE ESSAS DIFICULDADES, COM BASE NAS APRESENTA��ES DE RECURSOS ENCONTRADOS EM OBRAS COMO A DE CORTE E LEMKE (2015), ALVES (2018), SAVIANI (2000), BRASIL (2018), LUCKESI (1999), WEFFORT (1996), WEIZ (2000), CUJAS OBRAS CITAM TRECHOS EM QUE AS DIFICULDADES LEVAM �S INVESTIGA��ES E HIPÓTESES PARA MINIMIZAR CONFLITOS EM SALA DE AULA ATRAV�S DOS PLANEJAMENTOS E METODOLOGIAS. NA POSSIBILIDADE DE USAR O REFOR�O ESCOLAR COMO FERRAMENTA QUE ENRIQUECE AS EXPERI�NCIAS SOCIAIS E CULTURAIS, AL�M DE AMPLIAR OS CONHECIMENTOS, T�M A FUN��O DE RECUPERAR A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO E DIMINUIR O FRACASSO ESCOLAR ATRAV�S DA INTERA��O COM ALGU�M QUE FAR� USO DE UMA LINGUAGEM FACILITADA. ASSIM, VISANDO OS NOVOS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES PRECISAR�O ENFRENTAR, UTILIZOU-SE COMO PLANEJAMENTO E METODOLOGIA DURANTE AS AULAS DE REFOR�O, ATIVIDADES ELABORADAS CONFORME O PLANO INTEGRADO � MATRIZ CURRICULAR JUNTAMENTE COM AS DEZ COMPET�NCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC E BASEADO NA REALIDADE SOCIAL DE CADA ALUNO.

Downloads

Publicado

2020-10-26