MEDIAÇO DE CONFLITOS NO CONTEXTO ESCOLAR: A FORMAÇO DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Palavras-chave – Mediação de conflitos; Fomação do professor; Escola; Projeto.Resumo
ESTE TRABALHO VISA APRESENTAR A IMPORT�NCIA DA MEDIA��O NO �MBITO ESCOLAR. VISTO QUE PROFESSORES E ALUNOS ENFRENTAM DIVERSOS DESAFIOS, SEJA RELACIONADOS AO AMBIENTE ESCOLAR OU �S SUAS CASAS/COMUNIDADES DIARIAMENTE. ATRAV�S DE UMA SITUA��O ESTRUTURADA OS ESTUDANTES CONSEGUEM SE REINTEGRAR NA SOCIEDADE E COME�AR A ESTABELECER UM SENTIMENTO DE PERTEN�A. SENDO UM DOS SUJEITOS QUE IR� ATUAR NO �MBITO ESCOLAR, O PROFESSOR � UM DOS PRINCIPAIS AGENTES MEDIADORES NESSE CONTEXTO POIS, TEM UM CONTATO MAIOR COM OS ENVOLVIDOS. � NECESS�RIO INVESTIR NA SUA FORMA��O PARA QUE SAIBA LIDAR COM CONFLITOS. NESSE SENTIDO, FOI ELABORADO UM PROJETO DE FORMA��O DE PROFESSORES MEDIADORES PARA A RESOLU��O DE CONFLITOS. BUSCAMOS ANALISAR, REFLETIR E DISCUTIR A IMPORT�NCIA DA MEDIA��O NO CONTEXTO ESCOLAR COMO UM INSTRUMENTO PARA RESOLVER CONFLITOS. PARA REALIZAR ESTE TRABALHO UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGR�FICA E REUNI�ES NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS. COM A PESQUISA BIBLIOGR�FICA BUSCAMOS A FUNDAMENTA��O TEÓRICA A PARTIR DE DIFERENTES FONTES VOLTADAS PARA A TEM�TICA SOBRE A MEDIA��O DE CONFLITOS NO CONTEXTO ESCOLAR. QUANTO �S REUNI�ES, ESTAS FORAM ESTRUTURADAS PARA RECEBERMOS AS ORIENTAÇÕES E ESTABELECERMOS AS DEVIDAS TAREFAS PARA A CONSTRU��O DO PROJETO. ENTENDEMOS QUE � NECESS�RIA UMA FORMA��O CR�TICA E PR�TICA, QUE COLOQUE O FUTURO DOCENTE EM SITUA��ES QUE TENHA CONTATO COM SITUA��ES NAS QUAIS PRECISE REFLETIR E AGIR DE FORMA A RESOLVER OU PROPOR AOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, ALTERNATIVAS QUE PROPORCIONEM A REFLEX�O E A��O CORRETA SOBRE O PROBLEMA NO QUAL EST�O ENVOLVIDOS.