A FORMAÇO CONTINUADA NA DOC�NCIA NO SÉC. XXI

Autores

  • NATHALIA DINIZ UniEvangelica
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro Freitas

Palavras-chave:

Formação continuada; atualização; educação.

Resumo

A PARTIR DA PREOCUPA��O QUE PERMEIA TODAS AS PROFISS�ES SOBRE UMA FORMA��O CONTEXTUALIZADA PARA O MUNDO DE TRABALHO, BUSCA-SE UM DIFERENCIAL, COMUMENTE RELACIONADO � INOVA��O, E ISSO NÃO SE TORNA DIFERENTE NA FORMA��O DE EDUCADORES, POIS CADA VEZ MAIS AS EXIG�NCIAS AUMENTAM. RECONHECE-SE QUE � ATRAV�S DA FORMA��O CONTINUADA QUE OS PROFESSORES BUSCAR�O A ATUALIZAÇÃO NECESS�RIA PARA AUMENTAR O CONHECIMENTO, POSSIBILITANDO A OPORTUNIDADE DE O PROFISSIONAL COMPARTILHAR SUAS EXPERI�NCIAS COM OUTROS PROFISSIONAIS, BEM COMO UTILIZAR METODOLOGIAS FUNDAMENTAIS NA CONCRETIZA��O DO SEU TRABALHO. O PRESENTE TRABALHO DESCREVE UM PROJETO DE PESQUISA QUE VISA CARACTERIZAR A FORMA��O CONTINUADA NA DOC�NCIA DO SÉCULO XXI, E PARA TANTO, BUSCAR� DEFINIR A FORMA��O CONTINUADA PARA DOCENTES, IDENTIFICAR A EXIST�NCIA DE POL�TICAS OU LEGISLA��ES QUE VERSAM SOBRE COMO ELA DEVE SER IMPLEMENTADA, IDENTIFICAR QUAIS SÃO AS FORMAS OFERECIDAS AO PROFESSOR DO SÉCULO XXI PARA REALIZAR SUA FORMA��O CONTINUADA E CONHECER AS FACILIDADES E DIFICULDADES QUE PODEM SER APONTADAS PARA QUE A FORMA��O CONTINUADA SE EFETIVE. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO SER� A PESQUISA BIBLIOGR�FICA, SENDO COMPLEMENTADA COM A APLICA��O DE QUESTION�RIO. ESPERA-SE QUE O PRESENTE ESTUDO POSSIBILITE UMA ANÁLISE DE COMO ESTÁ SENDO A FORMA��O CONTINUADA NA DOC�NCIA ATUAL E O QUE PODE SER FEITO PARA MELHORAR A QUALIDADE DE PROGRAMAS NESTE SENTIDO, CONSIDERANDO ESTES NECESS�RIOS PARA UM DESEMPENHO PROFISSIONAL DE QUALIDADE.

Downloads

Publicado

2020-10-17