ALFABETIZANDO ATRAVÉS DO MÉTODO FÀ”NICO

Autores

  • GABRIELA TOCCHIO DOS SANTOS UNIEVANGELICA
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro Freitas

Palavras-chave:

Alfabetização; Método Fônico; Consciência Fonológica.

Resumo

V�RIOS CAMINHOS PODEM SER ADOTADOS PARA EFETIVAR O PROCESSO DE ALFABETIZA��O E, NA ATUALIDADE, UM ESTÁ SENDO BASTANTE EVIDENCIADO: O M�TODO F�NICO. O PRESENTE TRABALHO SE TRATA DE UM PROJETO DE PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR CIENTIFICAMENTE O PROCESSO DE PELO M�TODO F�NICO, DISCUTINDO TAMB�M OS TIPOS DE M�TODOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA ALFABETIZAR, OS TRADICIONAIS E NÃO SÃO TRADICIONAIS, EXPLICAR E EXPLORAR O M�TODO F�NICO, E POR FIM EVIDENCIAR QUAIS AS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES QUE PODEM SER IDENTIFICADAS NA ALFABETIZA��O DE CRIAN�AS DE 3�º ANO QUE PASSARAM PELO M�TODO F�NICO. APESAR DO DISCURSO DOCENTE NA MAIORIA DAS ESCOLAS BRASILEIRAS AINDA SER CONSTRUTIVISTA, NA PR�TICA, ALGUMAS ESCOLAS V�M UTILIZANDO NO IN�CIO DA ALFABETIZA��O, OUTROS M�TODOS, COMO O M�TODO F�NICO. A METODOLOGIA A SER UTILIZADA PARA A PESQUISA, SER� A BIBLIOGRAFIA E AL�M DE OBSERVA��O EM CAMPO PARA ANÁLISE DA APLICA��O DO M�TODO. O ESTUDO DESTACAR� COMO SE D� O M�TODO F�NICO NA ALFABETIZA��O E SEU SIGNIFICADO NOS ANOS INICIAIS DA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Downloads

Publicado

2020-10-17