A VISÃO DO RESIDENTE SOBRE A REG�NCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Milene Fernandes de Lima Centro Universitário Unievangelica
  • Thalita Tamara Pereira de Oliveira
  • Joquebede Vieira Lacerda Magalhães
  • Simone de Paula Rodrigues Moura
  • Cláudia Regina Major

Resumo

O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES, COM A PARCERIA DA UNIEVANG�LICA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS, TEM O OBJETIVO DE APERFEI�OAR A PR�TICA EM FORMA��O DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO B�SICA, COM VISTAS A PROMOVER A VIV�NCIA DO ACAD�MICO DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANÁPOLIS, DE FORMA A DINAMIZAR O PROCESSO FORMATIVO EM SUA RELAÇÃO TEORIA-PR�TICA TENDO COMO NORTEADOR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). O PROJETO DESENVOLVEU-SE A PARTIR DO DESAFIO DE AUXILIAR A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NADYR DE SOUSA ANDRADE E A ESCOLA MUNICIPAL MANOEL GON�ALVES DEVIDO � DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM QUE ALGUNS ALUNOS APRESENTARAM, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO A ALFABETIZA��O. AS ESCOLAS ENCONTRAM-SE EM BAIRROS CARENTES QUE PRECISAM DE UM SUPORTE MAIOR. POR ISSO FORAM DESENVOLVIDOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DIFERENCIADOS QUE CONTEMPLASSEM AS NECESSIDADES ESPEC�FICAS PARA AUXILIAR A ESCOLA E OS PROFESSORES, AL�M DE CONTRIBUIR COM A FORMA��O DOS ACAD�MICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. ESTE RELATO DE EXPERI�NCIA REFERE-SE A ESCOLA NADYR DE SOUSA ANDRADE. COMO RESIDENTES DESTE PROGRAMA, BUSCAMOS AGIR COM RESPONSABILIDADE E FLEXIBILIDADE EM ALGUMAS SITUA��ES DENTRO DE SALA DE AULA. PARA REALIZA��O DO PROJETO, E CONSEQUENTEMENTE PARA A ELABORA��O DESTE TEXTO, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE ESTUDO BIBLIOGR�FICO DA BNCC E ARTIGOS RELACIONADOS A ELA, FAVORECENDO O CONHECIMENTO ACAD�MICO JUNTAMENTE COM A PR�TICA, TANTO DOS RESIDENTES COMO DOS PRECEPTORES E ORIENTADORES DO PROJETO. OCORRERAM OBSERVA��ES E REG�NCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATIVIDADES DE REFOR�O ASSOCIADAS �S COMPET�NCIAS DA BNCC, QUE AJUDARAM NA ELABORA��O DE PLANOS DE AULAS ADEQUANDO A NECESSIDADE DE CADA SALA. O TRABALHO DESENVOLVIDO DENTRO DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DESPERTOU OLHARES DIFERENTES QUANTO � MANEIRA DE LIDAR COM OS ALUNOS, UMA VEZ QUE A FORMA DE ABSORVER A APRENDIZAGEM � DIFERENCIADA.

Downloads

Publicado

2020-10-26