RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FUTURA PRÁTICA PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Palavras-chave: Educação. Residência Pedagógica. Intervenção.Resumo
ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, INSERIDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, NA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO. O OBJETIVO DESSE PROGRAMA � CONTRIBUIR COM O APRENDIZADO DOS ACAD�MICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. OS RESIDENTES T�M A POSSIBILIDADE DE CONHECER OS ESTUDANTES DA ESCOLA CAMPO E AS ESTRUTURAS F�SICAS E HUMANAS DA UNIDADE ESCOLAR. ESTAS SERVIR�O COMO FERRAMENTA DE COMPREENS�O E CONSCIENTIZA��O SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR; MAS, ACIMA DE TUDO, COMO UMA FORMA DE REFLEX�O ACERCA DA QUALIDADE DO ENSINO NA REALIDADE EM QUE AS CRIAN�AS/ESTUDANTES, EST�O INSERIDOS. NESSE PROGRAMA PROCURA-SE A REFORMULA��O DA FORMA��O PR�TICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PARA FORTALECER, AMPLIAR E CONSOLIDAR A RELAÇÃO ENTRE A IES E A ESCOLA. PARA REALIZAR ESSE TRABALHO UTILIZOU-SE DA PESQUISA BIBLIOGR�FICA E A��ES INTERDISCIPLINARES NA UNIDADE ESCOLAR. COM A PESQUISA BIBLIOGR�FICA, BUSCAMOS A FUNDAMENTA��O TEÓRICA A PARTIR DE DIFERENTES FONTES VOLTADAS PARA A TEM�TICA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, INSERINDO NO PROJETO O TRABALHO COM AS DEZ COMPET�NCIAS DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECIMENTO, PENSAMENTO CIENT�FICO, CR�TICO E CRIATIVO, REPERTÓRIO CULTURAL, COMUNICA��O, CULTURA DIGITAL, TRABALHO E PROJETO DE VIDA, ARGUMENTA��O, AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO, EMPATIA E COOPERA��O, RESPONSABILIDADE E CIDADANIA, DO 1�º AO 5�º ANOS. DESSA FORMA, ACREDITA-SE QUE A CONTRIBUI��O FAVORE�A O CONHECIMENTO TEÓRICO JUNTAMENTE COM A PR�TICA TANTO DOS RESIDENTES COMO PRECEPTORES E ORIENTADORES DO PROJETO.