RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERI�NCIA E REG�NCIA EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Relato de Experiência. Residência Pedagógica. Base Comum Curricular.Resumo
ESTE ARTIGO APRESENTA AS CONSIDERA��ES ACERCA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-RP EM RELAÇÃO � FORMA��O DE PROFESSORES. O TEXTO ESTÁ ORGANIZADO EM UM EIXO DE DISCUSS�O QUE FALA SOBRE AS EXPERI�NCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA CAMPO DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO. O PROGRAMA OPORTUNIZOU AOS RESIDENTES INTEGRAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA COM O EST�GIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS- UNIEVANG�LICA, PERMITINDO A RELAÇÃO TEORIA-PR�TICA, COM EST�MULO PARA UMA AVALIA��O CONT�NUA E FORMATIVA. AS A��ES VOLTARAM-SE PARA UMA OBSERVA��O PARTICIPATIVA DA REALIDADE ESCOLAR E REG�NCIA EM SALA DE AULA, REMETENDO OS ESTUDANTES DO CURSO SUPERIOR A CONSTANTES PESQUISAS E REFLEX�ES, TORNANDO RESPONS�VEIS PELO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DURANTE O PER�ODO DE OBSERVA��O E REG�NCIA, OS RESIDENTES PERMEARAM TODOS OS ESPA�OS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA CAMPO, POSSIBILITANDO O CONHECIMENTO, A ANÁLISE E A REFLEX�O DO TRABALHO DOCENTE DO 1�º AO 5�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PROGRAMA DINAMIZA A FORMA��O DOS RESIDENTES NA RELAÇÃO TEORIA-PR�TICA, TENDO COMO NORTE A IMPLANTA��O DAS DEZ COMPET�NCIAS DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). NA PR�TICA, BUSCAMOS A RELAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA ESCOLA COM A BNCC E O SEU PROJETO POL�TICO PEDAGÓGICO. O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-RP TORNOU POSS�VEL DESCOBRIR SE REALMENTE A VOCA��O DE CADA ACAD�MICO � SER PROFESSOR; POIS ESTA PROFISS�O LIDA COM INDIV�DUOS QUE NECESSITAM DESENVOLVER A SUA CAPACIDADE INTELECTUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPET�NCIAS, HABILIDADES E ATITUDES. CONSIDERAMOS QUE A EXPERI�NCIA NO PROGRAMA RP � MUITO V�LIDA E EXTREMAMENTE ENRIQUECEDORA.