AS AS PRÁTICAS DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Emanuella 212 oliveira do nascimeto centro universitario unievangelica
  • KEYSSE MARIA DE OLIVEIRA RIBEIRO
  • Joquebede Vieira Lacerda Magalhães
  • Deborah Thaà­s Lopes de Freitas
  • Cláudia Regina Major
  • Simone de Paula Rodrigues Moura

Resumo

ESTE TRABALHO TEM O INTUITO DE DEMONSTRAR UMA A��O DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADO PELA CAPES E O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA, COM O IN�CIO EM 2018/2 E FINAL EM 2019/2, INTEGRADO COM A DISCIPLINA DE EST�GIO CURRICULAR, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NADYR DE SOUZA ANDRADE. O PROJETO DE INTERVEN��O PEDAGÓGICA, �€ŒAPRIMORAMENTO CONT�NUO�€, FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE APOSTILHAS ELABORADAS PELOS PRECEPTORES E ORIENTADORA DO PROGRAMA PARA SANAR AS DEFICI�NCIAS DOS ESTUDANTES DA REFERIDA ESCOLA, APLICADO E DESENVOLVIDO PELAS RESIDENTES. O PROJETO VISOU LEVAR A LEITURA PARA DENTRO DE SALA DE AULA, COM O PROPÓSITO DE SUSCITAR NOS ESTUDANTES O GOSTO POR ESTA PR�TICA. CONTOU COM A PARTICIPA��O DE PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NADYR DE SOUZA ANDRADE (DENOMINADOS PRECEPTORES), PROFESSORES DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO UNIEVANG�LICA (DENOMINADOS ORIENTADORES) E ACAD�MICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO UNIEVANG�LICA (DENOMINADOS RESIDENTES). FOI REALIZADO DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). A PROPOSTA DESTE ARTIGO DEU-SE PARA VERIFICAR QUAIS FORAM AS MUDAN�AS EXPRESSIVAS QUE ACONTECERAM COM A PR�TICA DE LEITURA DO 4�° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DURANTE E APÓS O PROJETO, OBSERVANDO OS ASPECTOS QUE ENVOLVEM A LEITURA.  INICIALMENTE PARTE DOS ALUNOS DEMONSTRAVAM CERTA TIMIDEZ QUANDO ERAM SOLICITADAS LEITURAS DIANTE DE TODA A TURMA, NO DECORRER DO PROJETO A AUTOESTIMA E AUTOCONFIAN�A AUMENTARAM CONSIDERAVELMENTE DE TODA A TURMA, MELHORANDO NOTADAMENTE O DESEMPENHO DE CADA ALUNO. O ESTUDO DESTACOU A IMPORT�NCIA DA LEITURA NA SALA DE AULA, APRESENTANDO EXPERI�NCIAS VIVIDAS DURANTE A INTERVEN��O COM MELHORA SIGNIFICATIVA NA ORALIDADE, POSTURA E COMPREENS�O DOS ESTUDANTES QUANTO � DECODIFICA��O DE LETRAS, S�MBOLOS E INTERPRETA��O.

Downloads

Publicado

2020-10-26