ALFABETIZAÇO E LETRAMENTO: NOÇÀ•ES BÁSICAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • GABRIELA TOCCHIO DOS SANTOS UNIEVANGELICA
  • Jesanne Sousa Santos
  • Simone de Paula Rodrigues Moura
  • Deborah Lopes de Freitas
  • Cláudia Regina Major

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRAZ UMA REFLEX�O SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, UMA PROPOSTA DA COORDENA��O DE APERFEI�OAMENTO PESSOAL DE N�VEL SUPERIOR (CAPES), REALIZADO PELAS ACAD�MICAS DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA, NA ESCOLA PROFESSORA NADYR DE SOUSA ANDRADE, LOCALIZADA NO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS. POR MEIO DO PROJETO DE INTERVEN��O PEDAGÓGICA �€ŒAPRIMORAMENTO CONT�NUO�€, DESENVOLVERAM-SE OUTROS DENOMINADOS DE �€ŒCIDAD�O PRESENTE�€ E �€ŒSARAU�€. NELES BUSCOU-SE A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ALFABETIZA��O E LETRAMENTO, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). UTILIZOU-SE, COMO METODOLOGIA, OBSERVA��ES E REG�NCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, E TAMB�M FOI APLICADO UM QUESTION�RIO AOS DOCENTES QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE RECEBER AS RESIDENTES EM SUA SALA. A PROPOSTA DO ARTIGO SURGIU COM A NECESSIDADE DE SE VERIFICAR QUE MUDAN�AS SIGNIFICATIVAS OCORRERAM PARA A FORMA��O DOS ESTUDANTES DE 1�º A 5�º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A REALIZA��O DO PROJETO, CONSIDERANDO OS ASPECTOS QUE ENVOLVEM A ALFABETIZA��O E O LETRAMENTO.  O ESTUDO DESTACOU A IMPORT�NCIA DA ALFABETIZA��O E DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL, APRESENTANDO A EXPERI�NCIA VIVENCIADA E O CRESCIMENTO PROFISSIONAL ADQUIRIDO PELAS RESIDENTES, AL�M DOS RESULTADOS GRATIFICANTES, POIS HOUVE UM APRIMORAMENTO DOS ESTUDANTES.

Downloads

Publicado

2020-10-26