AS MUDANÇAS DA COMPREENSÃO DA COGNIÇO A PARTIR DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇO E COMUNICAÇO NA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Tecnologia, Cognição, AprendizagemResumo
A INSER��O DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE TEM LEVADO A MUDAN�A DE PARADIGMAS NOS PROCESSOS DE ENSINO - APRENDIZAGEM. O PROCESSO DE CONSTRU��O DO CONHECIMENTO CONTEMPOR�NEA SE D� ATRAV�S DO PROCESSO COGNITIVO DE FORMA COLETIVA, O QUAL O INDIV�DUO INTERAGE CONSTANTEMENTE COM A CULTURA, TECNOLOGIA E AMBIENTE. ESTE ARTIGO ABORDA AS MUDAN�AS PROVOCADAS NA COMPREENS�O DA COGNI��O E O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O (NTICS) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS NOVAS GERA��ES QUE AS UTILIZAM. LEVAMOS EM CONTA A DISCURS�O EM TORNO DO CONCEITO CL�SSICO DA TEORIA PIAGETIANA EM DETRIMENTO AO CONCEITO DE COGNI��O DAS CI�NCIAS COGNITIVAS, AS MUDAN�AS OCORRIDAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E AS NOVAS DEMANDAS POR CONHECIMENTO DA SOCIEDADE CONECTADA. PARA A REALIZA��O DESSA REFLEX�O FOI REALIZADA UM LEVANTAMENTO BIBLIOGR�FICO POR MEIO DA PESQUISA QUALITATIVA PARA EMBASAMENTO TEÓRICO E PROBLEMATIZA��O DO TEMA. COM O RESULTADO CONCLU�MOS QUE A INSER��O DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICA��O PROMOVE UM NOVO CONCEITO NA FORMA DE REPENSAR A COGNI��O, A APRENDIZAGEM E AS NOVAS DEMANDAS POR CONHECIMENTO DO SÉCULO XXI.