AS RELAÇÀ•ES DE PODER NO CONTEXTO ESCOLAR: O PODER DISCIPLINAR EM FOUCAULT E A ACULTURAÇO EM CHERVEL

Autores

  • Natália dos Santos de Souza UniEVANGà‰LICA
  • Sandra Elaine Aires de Abreu UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Poder disciplinar, Aculturação. Disciplina Escolar, Relações de Poder, Contexto Escolar

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O PODER DISCIPLINAR SEGUNDO FOUCAULT E A ACULTURA��O FEITA PELAS DISCIPLINAS ESCOLARES SEGUNDO CHERVEL. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE ESTABELECER AS RELA��ES DO PODER DISCIPLINADOR DAS ESCOLAS E A ACULTURA��O DAS DISCIPLINAS ESCOLARES.TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR O PROCESSO DISCIPLINAR NO AMBIENTE ESCOLAR SEGUNDO FOUCAULT E CHERVEL. E OS OBJETIVOS ESPEC�FICOS: EXPLICAR COMO FOUCAULT DISCUTE O ESTABELECIMENTO DO PODER DISCIPLINAR NA ESCOLA; EXPLICAR COMO CHERVEL DISCUTE A ACULTURA��O A PARTIR DAS DISCIPLINAS ESCOLARES; EXPLICAR A RELAÇÃO ENTRE O PODER DISCIPLINADOR EM FOUCAULT E A ACULTURA��O DISCIPLINAS ESCOLARES EM CHERVEL. A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGR�FICA, E TOMAMOS A OBRA VIGIAR E PUNIR, 1987, DE MICHEL FOUCAULT E O ARTIGO A HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES 1990 DE ANDR� CHERVEL COMO �€ŒFONTES�€. O PROCESSO DISCIPLINAR NO AMBIENTE ESCOLAR NOS DOIS AUTORES SEGUNDO OS AUTORES ESTABELECE UMA RELAÇÃO COM O TERMO DISCIPLINA. A DISCIPLINA DE CORPOS DÓCEIS E A DISCIPLINA ESCOLAR POR MEIO DE ACULTURA��O E ASSIMILA��O OBT�M UM MESMO RESULTADO, OU SEJA, A DISCIPLINA

Downloads

Publicado

2019-06-28