A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇO DE JOVENS E ADULTOS PARA MENORES INFRATORES SOB A ÓTICA DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Menores infratores, EJA, Liberdade Assistida, SocioeducaçãoResumo
A EXCLUS�O SOCIAL E A CAR�NCIA DE UM BOM RELACIONAMENTO FAMILIAR SÃO ALGUNS DOS PRINCIPAIS FATORES QUE LEVAM JOVENS E ADOLESCENTES A ADENTRAREM NO UNIVERSO DA DELINQU�NCIA. SENDO ASSIM, A EDUCAÇÃO DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL PARA QUE ELES POSSAM SE REINTEGRAR � SOCIEDADE E ESSA � UMA OPORTUNIDADE QUE NÃO PODE SER NEGADA. O REFERIDO TRABALHO ANALISA A ÓTICA DO PROFESSOR DA EJA EM RELAÇÃO � INFLUÊNCIA QUE A EDUCAÇÃO PODE PROVOCAR NOS MENORES INFRATORES. PARA TANTO, INICIALMENTE SE EXPLICA COMO OS MENORES INFRATORES ADENTRAM NO AMBIENTE ESCOLAR DA EJA, LOGO SE IDENTIFICA A PERCEP��O DOS PROFESSORES DA EJA SOBRE A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA RECUPERA��O DE JOVENS INFRATORES E, FINALMENTE, DISCUTEM-SE ALGUNS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DO PROFESSOR DA EJA COM MENORES INFRATORES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZA��O DO ESTUDO FOI A PESQUISA BIBLIOGR�FICA, ACOMPANHADA DE COLETA DE DADOS COM APLICA��O DE QUESTION�RIO A CINCO PROFESSORES QUE TRABALHAM COM ESSE P�BLICO EM UMA ESCOLA ESTADUAL QUE ATENDE APENAS ALUNOS DA EJA NA CIDADE DE ANÁPOLIS. A PARTIR DO LEVANTAMENTO REALIZADO DEPREENDE-SE QUE O PROFESSOR, PARA TRABALHAR COM ALUNOS QUE COMETERAM ATO INFRACIONAL, DEVE APRESENTAR UM PERFIL PARA TAL FUN��O, POIS OS MESMOS, MUITO COMUMENTE, PASSAM A SER REFER�NCIA PARA ESSES JOVENS. DE FATO, OS PESQUISADOS ACREDITAM QUE A EDUCAÇÃO � O MEIO MAIS EFICAZ DE REINTEGRAR ESSES JOVENS � SOCIEDADE DE FORMA SALUTAR, POIS ELA APRESENTA UMA NOVA PERSPECTIVA DE VIDA E POSSIBILIDADES DE CRESCIMENTO.