O ENSINO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS
Palavras-chave:
Diversidade Cultural, Ensino, EscolaResumo
O PRESENTE ARTIGO SE PROP�E A DISCUTIR O TEMA DIVERSIDADE CULTURAL, ESPECIALMENTE NO �MBITO DO ENSINO ESCOLAR. DESSE MODO, PROP�E-SE REALIZAR UMA ANÁLISE DE COMO A DIVERSIDADE CULTURAL � TRABALHADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS-GO. PORTANTO, ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O TERMO DIVERSIDADE CULTURAL, APONTAR OS CONTE�DOS TRABALHADOS NAS TURMAS DE 4�º E 5�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DESSA ESCOLA E REALIZAR UMA ANÁLISE DA PR�TICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM CIMA DOS AUTORES ESTUDADOS, ENFATIZANDO A IMPORT�NCIA DE ENSINAR A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA DESENVOLVENDO A CONSCIENTIZA��O E COMPREENS�O EM RELAÇÃO AO ESTILO DE VIDA, LINGUAGEM, ETNIA, MODELO FAMILIAR, CREN�AS, VESTIMENTAS ENTRE OUTRAS DIFEREN�AS PRESENTES NO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL DO ALUNO. A PESQUISA EM QUESTÃO � DE CAR�TER QUALIQUANTITATIVA, DESENVOLVIDA POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO, APLICA��O DE QUESTION�RIOS E PESQUISA BIBLIOGR�FICA A PARTIR DE ARTIGOS, DOCUMENTOS E OBRAS PUBLICADAS SOBRE O TEMA ABORDADO, DELIMITANDO O QUE � ESSENCIAL AO OBJETO DE ESTUDO, BUSCANDO ASSIM, COMPREENDER A FORMA COMO A DIVERSIDADE CULTURAL � ABORDADA NO AMBIENTE ESCOLAR, TENDO COMO PREMISSA AS TEORIAS DE AUTORES QUE AMPARAM � TEM�TICA. ASSIM SENDO, TRATA-SE DE OLHAR A DIVERSIDADE CULTURAL E SUA PLURALIDADE, BEM COMO A RELEV�NCIA DE ABORD�-LA NO MEIO ESCOLAR, COMTEMPLANDO O PROCESSO DE FORMA��O DOS SUJEITOS.