PEDAGOGIA JUNTO A TERCEIRA IDADE: A REALIDADE DO ASILO SÃO VICENTE DE PAULO
Palavras-chave:
Asilo, Terceira idade, PedagogoResumo
O PRESENTE ESTUDO APRESENTA O PAPEL DO PEDAGOGO E A PEDAGOGIA JUNTO AO ENVELHECER, UMA VEZ QUE O TRABALHO DESTE PROFISSIONAL VEM SE AMPLIANDO PARA DIFERENTES �REAS DE ATUA��O. COMO OBJETIVO GERAL BUSCAMOS EXPLICAR O TRABALHO DE UM PEDAGOGO JUNTO � TERCEIRA IDADE, NA REALIDADE DO ASILO SÃO VICENTE DE PAULO E COMO OBJETIVOS ESPEC�FICOS PROCURAMOS DESCREVER O PROCESSO HISTÓRICO DO RECONHECIMENTO DO IDOSO NA SOCIEDADE AT� OS DIAS DE HOJE; AVALIAR A COMPREENS�O QUE O PEDAGOGO TEM SOBRE A TERCEIRA IDADE; DESCREVER AS POSS�VEIS PROPOSTAS QUE UM PEDAGOGO PODE DESENVOLVER JUNTO � TERCEIRA IDADE E EXPLICAR O QUE O PEDAGOGO PRECISA ENTENDER SOBRE O ENVELHECIMENTO PARA TRABALHAR COM O IDOSO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGR�FICA E A PESQUISA DE CAMPO COM COLETA DE DADOS POR MEIO DA OBSERVA��O E ENTREVISTAS COM A COORDENADORA E A PEDAGOGA VOLUNT�RIA DO ASILO BUSCANDO COMPREENDER QUAIS AS PROPOSTAS SÃO DESENVOLVIDAS. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO ESTUDO DE CASO, UMA VEZ QUE CONTEMPLA UMA �NICA REALIDADE. NOTAMOS QUE NESSE CONTEXTO O TRABALHO COM A TERCEIRA IDADE ENCONTRA-SE EM CONSTRU��O E REQUER AINDA SISTEMATIZA��O; � NECESS�RIO CONSIDERAR AS CARACTER�STICAS BIOPSICOSSOCIAIS DE ALGU�M QUE CARREGA EXPERI�NCIAS VIVIDAS AO LONGO DE ANOS, AL�M DE DIVERSOS CONCEITOS E COMPORTAMENTOS ACERCA DA VIDA. � CERTO QUE O IDOSO NÃO SE PREOCUPA COM O DIPLOMA, MAS COM O SENTIMENTO DE VALORIZA��O E DE IMPORT�NCIA COMO PESSOA QUE TEM O DIREITO DE VIVER DE FORMA DIGNA.