A ESCOLA BILÀNGUE E A AQUISIÇO DA CULTURA SURDA

Autores

  • Geslaà­ni Cunha da Silva UniEVANGà‰LICA
  • Sandra Elaine Aires de Abreu UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Escola bilíngue, Cultura surda, Língua de sinais

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DEMONSTRAR COMO A ESCOLA BIL�NGUE PROPORCIONA � CRIAN�A SURDA A AQUISI��O DA CULTURA SURDA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGR�FICA SENDO UTILIZADOS LIVROS, ARTIGOS, MATERIAIS ONLINE. DIANTE DOS DADOS QUE FORAM PESQUISADOS, FOI POSS�VEL ANALISAR A IMPORT�NCIA DAS ESCOLAS BIL�NGUES PARA A FORMA��O DA CRIAN�A SURDA E PRINCIPALMENTE NA AQUISI��O DA CULTURA SURDA, A ESCOLA FORNECE MEIOS PARA QUE ESSA CRIAN�A ADQUIRA SUA L�NGUA MATERNA E POR MEIO DELA OBTER MAIOR CONHECIMENTO DE SUA CULTURA E ASSIM, TOMANDO-A PARA SI. FOI POSS�VEL OBSERVAR QUE POR MEIO DA VIV�NCIA COM PESSOAS SURDAS FORTALECE A AQUISI��O DA CULTURA SURDA, A CRIAN�A SURDA DEVE SER RESPEITADA E ATENDIDA NA SUA L�NGUA MATERNA. A ESCOLA BIL�NGUE FORNECE UM APRENDIZADO PARA A CRIAN�A SURDA SEM IMPOR OUTRA L�NGUA COMO, POR EXEMPLO, O ORALISMO, A L�NGUA DE SINAIS � A SUA PRIMEIRA L�NGUA E A L�NGUA PORTUGUESA VEM COMO SEGUNDA L�NGUA PARA O SURDO, PROPICIANDO UM ENSINO QUE FACILITE A LINGUAGEM DA CRIAN�A E CONSEQUENTEMENTE O FORTALECIMENTO DE SUA CULTURA E A AQUISI��O DA MESMA. AS ESCOLAS BIL�NGUES TRAZEM UMA PROPOSTA MUITO INTERESSANTE EM QUE A CRIAN�A NÃO SOMENTE APRENDA A L�NGUA DE SINAIS, MAS TENHA UM CONTATO MAIOR COM SUA CULTURA SURDA FORTALECENDO SUA IDENTIDADE DENTRO DA COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA.

Downloads

Publicado

2019-06-28