A UTILIZAÇO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA JUNTO A ESCOLARES COM BAIXA VISÃO

Autores

  • Filipe Ariel da Silva Moreira UniEVANGà‰LICA
  • Maria Clemàªncia Pinheiro de Lima Ferreira UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Baixa visão, Tecnologia Assistiva, Aprendizagem, Autonomia

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE ANALISAR A UTILIZA��O DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) JUNTO A ESCOLARES COM BAIXA VIS�O CONSIDERANDO AS PARTICULARIDADES E ESPECIFICIDADES QUE AS PESSOAS POSSUEM POR NATUREZA, ACRESCENTANDO A NECESSIDADE DOS DIFERENTES TIPOS DE RECURSOS DE TA QUE ATENDAM A CADA UMA DELAS, COMO OBJETIVOS ESPEC�FICOS PROCURAMOS AMPLIAR A COMPREENS�O DE COMO TAIS RECURSOS PODEM CONTRIBUIR NA APRENDIZAGEM ESCOLAR DESSES ALUNOS; DESCREVER A BAIXA VIS�O E ALGUMAS PATOLOGIAS, E IDENTIFICAR AS TAS VOLTADAS PARA A BAIXA VIS�O. FOI UTILIZADO O M�TODO QUALITATIVO PARA O ESTUDO EM QUESTÃO COM FUNDAMENTA��O TEÓRICA DE DIFERENTES FONTES VOLTADA PARA BAIXA VIS�O E TA. APÓS LEITURAS E REFLEX�ES COMPREENDEMOS QUE MESMO TENDO UMA DIVERSIDADE DE RECURSOS DE TA PARA BAIXA VIS�O, � NECESS�RIO CONSIDERAR AS IDIOSSINCRASIAS DOS EDUCANDOS COM ESSA DEFICI�NCIA (AS CARACTER�STICAS VISUAIS, O HISTÓRICO DE VIDA, A IDENTIDADE ETC) ANTES DE ESCOLHER UM RECURSO PARA ELE, POIS A BAIXA VIS�O NÃO ABRANGE UM GRUPO HOMOG�NEO, E DESTA FORMA AS ESPECIFICIDADES E NECESSIDADES DEVEM SER BEM MAIS RESPEITADA.

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Publicado

2018-12-03