A DEFICI�NCIA VISUAL E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM FORMAL
Palavras-chave:
deficiência visual, recursos didáticos, inclusãoResumo
O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO, ANALISAR O QUE A BIBLIOGRAFIA PROP�E SOBRE O USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA DEFICIENTES VISUAIS NO QUE TANGE � APRENDIZAGEM FORMAL. ESPECIFICAMENTE, BUSCAMOS CONCEITUAR CEGUEIRA E BAIXA VIS�O, IDENTIFICAR LEIS ESPEC�FICAS QUE REGEM A INCLUS�O DO DEFICIENTE VISUAL NA ESCOLA, DESCREVER OS OBST�CULOS QUE DIFICULTAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UM ALUNO COM DEFICI�NCIA VISUAL E LISTAR OS RECURSOS PEDAGÓGICOS �TEIS PARA O ENSINO DO DEFICIENTE VISUAL. PARA ALCAN�AR O OBJETIVO PROPOSTO, REALIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGR�FICA COM ESTUDOS REFERENTES AO TEMA. NO DECORRER DA PESQUISA FORAM MENCIONADAS LEIS QUE REGEM OS DEFICIENTES NAS ESCOLAS, VERIFICAMOS, QUE LEGISLA��O TEVE UM PROCESSO EVOLUTIVO NA DEFESA DESSAS PESSOAS, EMBORA TENHA ACONTECIDO MUITA DIFICULDADE HISTORICAMENTE, OS DEFICIENTES VISUAIS SOFRERAM MUITOS PRECONCEITOS, PORÉM, AINDA ASSIM, O PROCESSO HISTÓRICO VIVIDO PELOS DEFICIENTES VISUAIS REVELOU UMA EVOLU��O SIGNIFICATIVA NA AQUISI��O E USO DE RECURSOS DID�TICOS QUE EST�O DISPON�VEIS PARA QUE ELES POSSAM APRENDER DO MESMO MODO QUE AS PESSOAS QUE SÃO DITAS "NORMAIS".