A EVASÃO NOS CURSOS EAD DE GRADUAÇO NO MUNICIPIO DE ANÁPOLIS

Autores

  • Indiara Fernandes Jaime Souza Morais UniEVANGà‰LICA
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro Freitas UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Educação a Distância, Evasão no ensino superior, Tecnologias de ensino, Autonomia

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR FATORES MOTIVADORES DE EVAS�O NOS CURSOS DA EDUCAÇÃO A DIST�NCIA DE GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUI��O PÚBLICA NO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS, VISTO SER UM FEN�MENO COMPLEXO QUE DEMANDA ATEN��O DA GESTÃO EDUCACIONAL. INCIALMENTE, ABORDA-SE SOBRE A EXPANS�O DA EAD NO BRASIL , LOGO APRESENTA-SE O CONTEXTO DE ENSINO EAD DE GRADUAÇÃO EM ANÁPOLIS E, FINALMENTE, DISCUTE-SE A EVAS�O NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE EAD NO MUNIC�PIO. A METODOLOGIA UTILIZADA BASEIA-SE NA PESQUISA BIBLIOGR�FICA ATRAV�S DE LEVANTAMENTO REFERENCIAL TEÓRICO, BEM COMO DE UMA ENTREVISTA APLICADA A UM DOS COORDENADORES DA INSTITUI��O DE EAD. A PARTIR DO ESTUDO E DOS DADOS LEVANTADOS CONSTATOU-SE QUE OS MOTIVOS PARA EVAS�O SÃO IN�MEROS, PORTANTO NÃO H� UM ESPEC�FICO, ENTRE ELES EST�O ALUNOS QUE H� MUITO TEMPO EST�O FORA DE SALA DE AULA, DIFICULDADES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO E FALTA DE DISCIPLINA DE ESTUDOS. PERCEBEU-SE A NECESSIDADE DE MAIS PESQUISAS PARA QUE DE FATO ESSA PROBLEMÁTICA SEJA REVERTIDA, A FIM DE GERAR MOTIVA��O NECESS�RIA PARA QUE O ALUNO SE MANTENHA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DIST�NCIA.

Downloads

Publicado

2018-06-04