A CRIANÇA COM SÀNDROME DE DOWN EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR E O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Palavras-chave:
Síndrome de Down, Inclusão, Escolas de Ensino RegularResumo
O ARTIGO A SEGUIR APRESENTA QUEST�ES VOLTADAS PARA A S�NDROME DE DOWN E TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER AS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DA CRIAN�A COM S�NDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULAR. COMO OBJETIVOS ESPEC�FICOS, BUSCAMOS CONCEITUAR A S�NDROME DE DOWN; DESCREVER O PROCESSO HISTÓRICO DA INCLUS�O DE CRIAN�AS COM LIMITA��ES INTELECTUAIS NA ESCOLA E DISCUTIR ASPECTOS DA S�NDROME DE DOWN NO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E NA ESCOLA REGULAR. A METODOLOGIA EMPREGADA NO PRESENTE TRABALHO FOI A PESQUISA BIBLIOGR�FICA A PARTIR DE AUTORES QUE TRATAM DO ASSUNTO E A COLETA DE DADOS EM CAMPO FOI CONSTITU�DA POR UMA ENTREVISTA REALIZADA JUNTO A UMA PROFESSORA QUE TRABALHOU NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) E UM QUESTION�RIO APLICADO AO PAI DE UMA CRIAN�A SINDR�MICA. AO FINAL DESTE TRABALHO VERIFICAMOS O QUANTO O ASSUNTO ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA � POUCO ESTUDADO, E O QUANTO AINDA DEVE EXPANDIR O CONHECIMENTO A RESPEITO DISSO, POIS A PESSOA SINDR�MICA PODE EXECUTAR BEM MUITAS ATIVIDADES QUE AS NEUROT�PICAS FAZ EM SEU DIA A DIA.