O PROCESSO AVALIATIVO NA CONCEPÇO DOS ALUNOS DO 4° E 5° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDA DE OLIVEIRA PASSOS

Autores

  • Samara Rodrigues Silva UniEVANGà‰LICA
  • Maria Clemàªncia Pinheiro de Lima Ferreira UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, LDB, Concepção de avaliação

Resumo

A AVALIA��O DA APRENDIZAGEM � UM TEMA MUITO DISCUTIDO, PORÉM AINDA NECESSITA DE REFLEX�ES MAIS PROFUNDAS NO �MBITO ESCOLAR. � POR MEIO DELA QUE O PROFESSOR OBSERVA SUA A��O E O DESEMPENHO DE SEUS ALUNOS, TENDO UM PAPEL SIGNIFICATIVO NA APRENDIZAGEM, POIS � TAMB�M UMA FORMA DA CRIAN�A PERCEBER A SI MESMA ENQUANTO APRENDE. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO FOI ANALISAR A CONCEP��O DE AVALIA��O QUE OS ALUNOS DO 4�° E 5�° ANO POSSUEM. OS OBJETIVOS ESPEC�FICOS FORAM: CONCEITUAR AVALIA��O DA APRENDIZAGEM E EXPLICAR AS FORMAS DE AVALIA��O; DESCREVER O QUE A LDB FALA SOBRE A AVALIA��O; E IDENTIFICAR O QUE OS ALUNOS DO 4�° E 5�° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDA DE OLIVEIRA PASSOS EM ANÁPOLIS PENSAM SOBRE AVALIA��O DA APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA EMPREGADA CONSISTE NA REVISÃO BIBLIOGR�FICA E A COLETA DE DADOS EM CAMPO; SENDO QUE O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI UM QUESTION�RIO COM CINCO PERGUNTAS JUNTO A TRINTA CRIAN�AS. O RESULTADO DEMOSTROU QUE A MAIORIA DOS ALUNOS AINDA ACREDITA QUE A AVALIA��O SERVE APENAS PARA PASSAR OU REPROVAR O ANO, POR ISSO SENTEM SE TÃO DESCONFORT�VEIS NESSE MOMENTO. O TEMA CARECE DE MAIS DISCUSS�ES UMA VEZ QUE ENTENDEMOS QUE O COMPORTAMENTO E A POSTURA DO PROFESSOR PODEM INFLUENCIAR NA COMPREENS�O E PERCEP��O QUE AS CRIAN�AS POSSUEM SOBRE A AVALIA��O.

Downloads

Publicado

2017-12-11