A M�SICA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR

Autores

  • Paloma Priscilla Albergaria UniEVANGà‰LICA
  • Maria Clemàªncia Pinheiro de Lima Ferreira UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Ensino de música, Música na escola, Desenvolvimento humano

Resumo

AS CONTRIBUI��ES DA M�SICA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO SÃO IN�MERAS, E POR ISSO A M�SICA DEVE ESTAR PRESENTE NA ESCOLA, SENDO VALORIZADA COMO �REA DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR A CONTRIBUI��O DA M�SICA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, SOBRETUDO, PARA A CRIAN�A EM IDADE ESCOLAR. OS OBJETIVOS ESPEC�FICOS FORAM: REFLETIR SOBRE A CONTRIBUI��O DA M�SICA PARA O PROCESSO COGNITIVO E CONCENTRA��O; VERIFICAR SE H� PROPOSTAS EFETIVAS PARA O ENSINO DE M�SICA NAS ESCOLAS P�BLICAS DO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS; RELATAR SOBRE QUEM DEVE MINISTRAR AULAS DE M�SICA NA ESCOLA DE ACORDO COM A LITERATURA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A COLETA DE DADOS FOI A REVISÃO BIBLIOGR�FICA COM AUTORES QUE TRATAM DO ASSUNTO E A PESQUISA EM CAMPO POR MEIO DA T�CNICA DE QUESTION�RIO ESTRUTURADO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1ª FASE DA REDE PÚBLICA DE ANÁPOLIS, BEM COMO ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DA MATRIZ CURRICULAR DA MESMA REDE DE ENSINO. NO IN�CIO DA INSER��O DA M�SICA NA ESCOLA, SEU ENSINO ESTAVA EXPLICITAMENTE PREVISTO NO CURR�CULO, DEPOIS DEIXOU DE EXISTIR, E, NOVAMENTE FOI INSERIDO, PORÉM, COMO PARTE DA DISCIPLINA ARTE. H� V�RIAS CONCEP��ES ACERCA DO ENSINO DE M�SICA NA ESCOLA E, OS PRÓPRIOS DOCUMENTOS E LEIS SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA REFLETEM ISSO EM SUAS PROPOSTAS E EXIG�NCIAS DESCRITAS, QUE, NO ENTANTO, NÃO CONDIZEM COM A PR�TICA E AS CONDI��ES EDUCACIONAIS DO PA�S, DE MANEIRA QUE O ENSINO DE M�SICA NA ESCOLA PERMANECE COM UMA S�RIE DE LACUNAS.

Downloads

Publicado

2017-12-11