DESAFIOS DO PROFESSOR NA ALFABETIZAÇO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE A LEITURA E ESCRITA
Palavras-chave:
professor de EJA, leitura, escrita, jovens e adultos, alfabetizaçãoResumo
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS � UMA MODALIDADE DE ENSINO QUEM VEM SE TRANSFORMANDO AO LONGO DOS ANOS, CONTUDO O PROFESSOR ENFRENTA DIVERSAS DIFICULDADES NA ALFABETIZA��O DESSES ALUNOS, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A UM BOM DESENVOLVIMENTO DE SUA LEITURA E ESCRITA. NESSE SENTIDO, ESTE ESTUDO BIBLIOGR�FICO ANALISA DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NA ALFABETIZA��O DE JOVENS E ADULTOS EM RELAÇÃO � LEITURA E ESCRITA. PARA TANTO, INICIALMENTE DISCUTE-SE A IMPORT�NCIA DE ALFABETIZAR JOVENS E ADULTOS, EM SEGUIDA APONTAM-SE AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES ENCONTRAM NO PROCESSO DE ALFABETIZA��O E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NA EJA E, FINALMENTE, APONTAM-SE METODOLOGIAS QUE O PROFESSOR ALFABETIZADOR DE JOVENS E ADULTOS PODE ADOTAR PARA MINIMIZAR DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA. O ESTUDO PERMITE AFIRMAR QUE OS DESAFIOS QUE ENVOLVEM ESSA MODALIDADE DE ENSINO SÃO BASTANTE DIVERSOS, MAS NO QUE TANGE A ESCRITA E A LEITURA � NECESS�RIO QUE O PROFESSOR LANCE M�O DE ESTRAT�GIAS VARIADAS QUE CONSIDEREM A REALIDADE E A EXPERI�NCIA QUE ESSES ALUNOS J� POSSUEM PARA MELHOR EXPLORAR ESSAS HABILIDADES; AL�M DISSO PRECISAM ESTAR ENGAJADOS PARA, DE FATO, CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA CIDADANIA.