A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA SURDA

Autores

  • Maria Luzia Teixeira Lima UniEVANGà‰LICA
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro Freitas UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

criança surda, aprendizagem, escola inclusiva, escola bilíngue

Resumo

A PRESEN�A DE CRIAN�AS SURDAS NO AMBIENTE ESCOLAR NÃO � ALGO RECENTE, NO ENTANTO, MUITAS VEZES ELA AINDA � VISTA APENAS COMO UMA FORMA DE SOCIALIZAR A CRIAN�A E NÃO, DE FATO, ENVOLVE-LA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, ESTE ESTUDO BIBLIOGR�FICO ANALISA O PROCESSO DA APRENDIZAGEM EM CRIAN�AS SURDAS. PARA TANTO, INICIALMENTE SE DISCORRE SOBRE O PAPEL DOS PAIS NO EST�MULO � COMUNICA��O DA CRIAN�A SURDA, LOGO SE DISCUTE A CONSTITUI��O DA ESCOLA PARA AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIAN�A SURDA E FINALMENTE, APONTA FORMAS QUE O PROFESSOR PODE USAR PARA CONSEGUIR A APRENDIZAGEM DA CRIAN�A SURDA. O ESTUDO PERMITE AFIRMAR QUE PAIS E ESCOLA PRECISAM SER ATUANTES E ESTAR PREPARADOS PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRA. AL�M DISSO, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR ESCOLAS BIL�NGUES QUE PROPORCIONEM A CRIAN�A QUE POSSUI COMO L�NGUA MATERNA A LIBRAS, O ACESSO AO CONHECIMENTO SISTEM�TICO PRODUZIDO ATRAV�S DA L�NGUA PORTUGUESA.

Downloads

Publicado

2017-12-11