AS INTELIG�NCIAS M�LTIPLAS PARA A FORMAÇO DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A REDE PÚBLICA E A REDE PRIVADA DE ANÁPOLIS-GO
Palavras-chave:
Inteligências Múltiplas, escola, estímulo, potencialidadesResumo
O TEMA DESTA PESQUISA FOCA A VALORIZA��O DAS INTELIG�NCIAS M�LTIPLAS, DEFENDIDA POR GARDNER, NA FORMA��O DA CRIAN�A NO ENSINO FUNDAMENTAL. TIVEMOS COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR O USO DESTAS INTELIG�NCIAS NO DESENVOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM DA CRIAN�A NA ESCOLA. COMO OBJETIVOS ESPEC�FICOS, BUSCAMOS CONCEITUAR E CATEGORIZAR AS INTELIG�NCIAS M�LTIPLAS; ANALISAR AS PREMISSAS DE HOWARD GARDNER E OUTROS AUTORES A RESPEITO DO EST�MULO DAS INTELIG�NCIAS M�LTIPLAS NA SALA DE AULA E IDENTIFICAR COMO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E DA REDE PRIVADA DE ANÁPOLIS-GO FAZEM USO DAS INTELIG�NCIAS M�LTIPLAS EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO BIBLIOGR�FICA SEGUIDA DE PESQUISA EM CAMPO POR MEIO DA OBSERVA��O DAS PR�TICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR. A LITERATURA AFIRMA QUE O EST�MULO �S INTELIG�NCIAS M�LTIPLAS PODE ACONTECER POR MEIO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ASSOCIADO �S CAPACIDADES DE CADA CRIAN�A, O QUE COLABORA PARA QUE ACONTE�A UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA E EXPLORA��O DAS M�LTIPLAS POSSIBILIDADES DO C�REBRO DA CRIAN�A. PORÉM, NAS DUAS REALIDADES OBSERVADAS, FOI POSS�VEL PERCEBER QUE AS ESCOLAS AINDA RETROCEDEM QUANTO AO CONCEITO DE INTELIG�NCIA, VALORIZANDO, SOBRETUDO A INTELIG�NCIA LINGU�STICA E A LÓGICO MATEM�TICA.