QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL 1°FASE
Palavras-chave:
Qualidade de vida, Professor, Doenças, PrevençãoResumo
ESTA PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR A CONFIGURA��O DA QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PRIMEIRA FASE E OS TIPOS DE ENFERMIDADES QUE OS ACOMETEM NO EXERC�CIO DA FUN��O. PARA TANTO, ESTABELECEMOS COMO OBJETIVOS ESPEC�FICOS EXPLICAR A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR EM SUA PR�TICA PEDAGÓGICA, IDENTIFICAR QUAIS FATORES LEVAM O PROFESSOR A ADOECER NO AMBIENTE ESCOLAR, INVESTIGAR AS ESTAT�STICAS DA AUS�NCIA DOS PROFESSORES AO TRABALHO DOCENTE. ESSE ESTUDO PROP�E A REFLEX�O, QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM AS CONDI��ES DE TRABALHO DO PROFESSOR, PARA QUE SE EFETIVE EM UMA PR�TICA PEDAGÓGICA COM QUALIDADE DE VIDA, NO ENTANTO A QUESTÃO DEPENDE DE COMO O PROFISSIONAL ENFRENTA OS DESAFIOS. AS ENFERMIDADES QUE MAIS ACOMETEM OS PROFESSORES, SÃO TRANSTORNOS PSIQUI�TRICOS: O ESTRESSE, DEPRESS�O, ANSIEDADE, S�NDROME DO P�NICO E TRANSTORNO BIPOLAR; LOGO EM SEGUIDA EST�O OS DIST�RBIOS OSTEOMUSCULARES COMO LER/ DORT, ARTROSE, ARTRITE, BURSITES. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTA PESQUISA FOI O LEVANTAMENTO BIBLIOGR�FICO E PESQUISA DE CAMPO, COM COLETA DE DADOS POR MEIO DE ANÁLISE DOCUMENTAL E T�CNICA DE ENTREVISTAS COM FUNCION�RIOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO N�CLEO DE MEDICINA DO TRABALHO DO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS. � IMPRESCIND�VEL A VALORIZA��O E A HUMANIZA��O DO EDUCADOR EM TODOS OS ASPECTOS, PARA QUE ELE POSSA SE ORGANIZAR E MANTER UMA QUALIDADE DE VIDA E NÃO VENHA DESISTIR DA DOC�NCIA.