GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA E SEUS EFEITOS NA ORGANIZAÇO E NO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

Autores

  • Cleudmilla de Paula Sampaio Rocha UniEVANGà‰LICA
  • Maria Cecilia Martà­nez Amaro Freitas UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

GDP, Escola, Participação, Comunidade escolar

Resumo

O PRESENTE TRABALHO ABORDA A TEM�TICA DA GESTÃO DEMOCR�TICA-PARTICIPATIVA (GDP). TAL ASSUNTO � IMPRESCIND�VEL DE DISCUSS�O VISTO QUE OS ATORES DO PROCESSO EDUCATIVO PRECISAM SER OS AUTORES NO MOMENTO DE SEU PENSAR E ELABORAR AS DIRETRIZES CURRICULARES QUE SER�O POSTAS EM PR�TICA.O OBJETIVO DESTE ESTUDO BIBLIOGR�FICO � ANALISAR OS EFEITOS QUE TAL GESTÃO TRAZ NA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA. PARA TANTO, INICIALMENTE CONCEITUA-SE A GDP, LOGO APONTAM-SE OS ASPECTOS DESSA GESTÃO QUE PODEM SER OBSERVADOS NO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA E, FINALMENTE, SE EXPLICITAM AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SUA EXECU��O. ATRAV�S DA PESQUISA � POSS�VEL AFIRMAR QUE A GDP � DE SUMA IMPORT�NCIA PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA ESCOLA, TODAVIA H� DIFICULDADES NA EXECU��O DA MESMA, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AO ENVOLVIMENTO EFETIVO DOS PAIS, ALUNOS E FUNCION�RIOS DA ESCOLA NAS QUEST�ES DECISÓRIAS. PORÉM, H� DE SE AFIRMAR QUE A MESMA TEM CAMINHADO RUMO A UMA EXECU��O NÃO UTÓPICA E CONQUISTADO ESPA�O NAS GEST�ES DAS ESCOLAS.

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Publicado

2017-06-05