ARTE E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL L
Palavras-chave:
Arte, Criança, Desenvolvimento, Ensino FundamentalResumo
O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO CONSISTIU EM ANALISAR A IMPORT�NCIA DA ARTE PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIAN�A NO ENSINO FUNDAMENTAL E COMO OBJETIVOS ESPEC�FICOS BUSCOU CONCEITUAR ARTE, FAZER UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A ARTE CARACTERIZANDO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DA MESMA NO ENSINO FUNDAMENTAL E EXPLICAR AS CONTRIBUI��ES DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIAN�AS. O CAR�TER PREDOMINANTE QUALITATIVO DESTA PESQUISA APRESENTA A ARTE DEFINIDA COMO UM MODO PRIVILEGIADO DE CONHECIMENTO E APROXIMA��O ENTRE INDIV�DUOS DE CULTURAS DISTINTAS. POR SE TRATAR DE UM PROCESSO COMPLEXO ESTE ESTUDO EXIGIU UM TRATAMENTO METODOLÓGICO DE CUNHO BIBLIOGR�FICO E UMA PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DA APLICA��O DE QUESTION�RIO PARA COLETAR DADOS SOBRE A INFLUÊNCIA DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL COMO FATOR FAVOR�VEL AO �XITO NAS S�RIES INICIAIS E A NECESSIDADE DE DESENVOLVER A CRIATIVIDADE PARA A PLENA APRENDIZAGEM DA CRIAN�A. CONCLU�MOS QUE A AQUISI��O DE HABILIDADES NÃO � TAREFA F�CIL E IN�MEROS M�TODOS SÃO UTILIZADOS NESSE PROCESSO, PARA TANTO FAZ-SE NECESS�RIO COMPREENDERMOS A DIMENS�O DO QUE SEJA A ARTE E SUA CONTRIBUI��O NA VIDA ESCOLAR DE CADA CRIAN�A. EVIDENCIOU-SE A COMPLEXIDADE DE UTILIZA��O DAS ATIVIDADES ART�STICAS DE FORMA INTERDISCIPLINAR, COMPREENDENDO A RELAÇÃO DESTAS COM A APRENDIZAGEM COMO MAIS UM ELEMENTO CONSTITUINTE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, QUE RECONHECE A CRIAN�A EM SUA TOTALIDADE E NÃO DE FORMA FRAGMENTADA COMO UM SER SEM CAPACIDADE DE CRESCER E SE DESENVOLVER.