FORMAÇO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Palavras-chave:
Inclusão, Teoria-Prática., Formação DocenteResumo
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA PRINCIPAL, A FORMA��O DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. ESTUDOS T�M COMPROVADO QUE UMA DAS MAIORES CAUSAS DAS DIFICULDADES QUE UM PROFESSOR ENCONTRA EM SALA DE AULA, AO ATENDER ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, NÃO � APENAS A FALTA DE EXPERI�NCIA PROFISSIONAL MAS TAMB�M COMO FATOR PRIMORDIAL PARA TAL RESULTADO � A DESARTICULA��O ENTRE TEORIA E A PR�TICA NA FORMA��O INICIAL. PARA ISSO FOI ESTABELECIDO UM OBJETIVO PARA O PRESENTE ESTUDO, CUJO TEM COMO FUN��O ANALISAR AS IMPLICA��ES QUE UMA FORMA��O DOCENTE INCLUSIVA TRAZ NA PR�TICA PEDAGÓGICA. COM O INTUITO DE PROBLEMATIZAR A FORMA��O DE PROFESSORES DE INCLUS�O NO ENSINO SUPERIOR, SE ESTABELECEU ALGUMAS ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, COMO PESQUISAS BIBLIOGR�FICAS, COLETA DE DADOS E AN�LISES DOCUMENTAIS. IDENTIFICOU-SE QUE PARA QUE SE CHEGUE A UMA EDUCAÇÃO TOTALMENTE INCLUSIVA E DE QUALIDADE, A AMPLIA��O DO CONHECIMENTO, O CONSTANTE APRENDIZADO, A MELHORA NOS �MBITOS DE FORMA��ES DOCENTES E A CONTINUIDADE DOS CURSOS DE CAPACITA��O, SÃO INDISPENS�VEIS PARA A PREPARA��O DOS EDUCADORES QUE ATUAM NO PROCESSO DE INCLUS�O SOCIAL.