AS IMPLICAÇÀ•ES DO BULLYING NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Leila Socorro de Oliveira Almeida Fortaleza UniEVANGà‰LICA
  • Sandra Elaine Aires de Abreu UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Bullying, Processo de ensino aprendizagem, Anos inicias

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO TEMA AS IMPLICA��ES DO BULLYING NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O GRANDE N�MERO DE SITUA��ES DE BULLYING ENVOLVENDO CRIAN�AS EM IDADE ESCOLAR DESPERTA A NECESSIDADE DE MELHOR SE ESTUDAR ESTE FEN�MENO PARA QUE SE POSSA DESENVOLVER MANEIRAS DE COMBAT�-LO. DESSE MODO, OS OBJETIVOS ESTABELECIDOS FORAM: ANALISAR AS IMPLICA��ES DO BULLYING NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, CONCEITUAR O FEN�MENO BULLYING, EXPLICAR COMO OS PROFESSORES DO 4�º E 5�º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS ENTENDEM O BULLYING, BEM COMO, ANALISAR AS CONSEQU�NCIAS DO BULLYING NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGR�FICA E A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS PELOS QUESTION�RIOS APLICADOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA A PRESEN�A DO BULLYING NAS S�RIES DO 4�° E 5�° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PESQUISADA E A DIFICULDADE DO CORPO DOCENTE EM IDENTIFICAR AS POSS�VEIS V�TIMAS. FICA EVIDENTE A NECESSIDADE DE MAIOR INSTRU��O PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O BULLYING E A NECESSIDADE DE PAIS, FAMÍLIA E SOCIEDADE TRABALHAREM JUNTAS PARA COMBATER ESTE MAL.

Downloads

Publicado

2016-12-05