A ATUAÇO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇO PRISIONAL

Autores

  • Karla Aparecida de Lima UniEVANGà‰LICA
  • Maria Cecà­lia Martinez Amaro Freitas UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Educação prisional, Legislação, Atuação do Pedagogo, Limites e Desafios

Resumo

PENSAR A EDUCAÇÃO FORMAL EM PRES�DIOS PARECE SER ALGO BASTANTE IMPROV�VEL, ENTRETANTO EXISTE TODO UM AMPARO LEGAL NO PA�S PARA QUE ISSO OCORRA. ESTE ESTUDO, DE CUNHO BIBLIOGR�FICO, BUSCA EVIDENCIAR O CAR�TER TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO NA VIDA DOS INDIV�DUOS PRIVADOS DE LIBERDADE. SENDO ASSIM, BUSCA COMPREENDER COMO OCORRE A ATUA��O DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO PRISIONAL. PARA TANTO, INICIALMENTE, DISCORRE-SE SOBRE OS ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO PRISIONAL NO BRASIL, LOGO DESTACA-SE A IMPORT�NCIA DESSE PROFISSIONAL NESSE AMBIENTE E, FINALMENTE, APONTAM-SE ALGUNS LIMITES E DESAFIOS QUE POR ELE SÃO ENFRENTADOS. A PESQUISA PERMITE CONSTATAR A GRANDE NEGLIG�NCIA POR PARTE DOS ÓRG�OS GOVERNAMENTAIS NA OFERTA DA EDUCAÇÃO AOS PRESOS E PODE-SE CONCLUIR QUE A EDUCAÇÃO NO AMBIENTE PRISIONAL TEM ANDANDO A PASSOS LENTOS E QUE SÃO NECESS�RIAS A��ES QUE SEJAM CONSISTENTES PARA FACILITAR A QUALIDADE DO TRABALHO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE.

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Publicado

2016-12-05