A PROVA COMO INSTRUMENTO DO PROCESSO DE AVALIAÇO DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jussara Gonà§alves Pereira Alves UniEVANGà‰LICA
  • Sandra Elaine Aires de Abreu UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino de História, Anos Iniciais, Prova

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O INSTRUMENTO DE AVALIA��O DA APRENDIZAGEM �€ŒPROVA�€ DO ENSINO DE HISTÓRIA DO 3�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS-GO. FOI NECESS�RIO ABORDAR E ANALISAR O INSTRUMENTO AVALIATIVO �€ŒPROVA�€, QUE � UM DOS INSTRUMENTOS MAIS UTILIZADO NESSA MODALIDADE DE ENSINO. O OBJETIVO � REFLETIR SOBRE ESSA PR�TICA DE AVALIA��O ADOTADA PELA PROFESSORA E A ESCOLA INVESTIGADA. OS DADOS APRESENTADOS FAZEM PARTE DO TRABALHO DE CONCLUS�O DO CURSO DE PEDAGOGIA E FORAM COLETADOS NO SEGUNDO SEMESTRE NO ANO DE 2016. A ABORDAGEM METODOLÓGICA EMPREGA NA PESQUISA O ESTUDO BIBLIOGR�FICO, ANÁLISE DOCUMENTAL, E A OBSERVA��O DE DUAS AULAS COMO PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS. NA ANÁLISE PERCEBEU�€“SE NO 3�º ANO OBSERVADO, QUE A PROFESSORA NÃO FEZ ANÁLISE DOS FATOS HISTÓRICOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA E DIRECIONOU A AULA PARA OUTRA DISCIPLINA, E NO INSTRUMENTO �€ŒPROVA�€ USADO PELA PROFESSORA PARA AVALIAR OS ALUNOS ELA COBRA O FATO HISTÓRICO. CONSIDERA-SE QUE � FUNDAMENTAL QUE PROFESSOR REFLITA SOBRE SUA POSTURA DOCENTE E SUAS PR�TICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS.

Downloads

Publicado

2016-12-05