BENEFÀCIOS DA EQUOTERAPIA PARA PACIENTES COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Ana Carolliny de Oliveira Mendes Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Lara Luà­sa Morais Silva Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Letà­cia Almeida Guimarães Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Letà­cia Maria de Oliveira Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Taciana Xavier Campos Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Valdomiro Souza dos Santos Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

equoterapia, autismo, terapia assistida por cavalos

Resumo

O AUTISMO � DEFINIDO COMO UM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO QUE EVIDENCIA ALTERA��ES NA COMUNICA��O SOCIAL E NO COMPORTAMENTO. A EQUOTERAPIA, TAMB�M DESIGNADA COMO EQUITA��O TERAP�UTICA, � UM M�TODO INTERDISCIPLINAR VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOM�TICO E PS�QUICO. A INTERA��O COM O ANIMAL CONTRIBUI PARA O APRIMORAMENTO DE NOVAS FORMAS DE COMUNICABILIDADE E SOCIABILIZA��O. AL�M DISSO, A TERAPIA ASSISTIDA POR CAVALOS � REALIZADA AO AR LIVRE, TRAZENDO ASSIM UMA MAIOR INTERA��O HUMANO X AMBIENTE. FORAM REALIZADAS PESQUISAS EM ARTIGOS, TESES E SITES ESPECIALIZADOS NO TEMA. O OBJETIVO DO TRABALHO � COMPREENDER OS BENEF�CIOS APRESENTADOS DA TERAPIA �S PESSOAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). NAS AN�LISES DO RESULTADO FICA NOTÓRIO A TAMANHA CONTRIBUI��O DA EQUOTERAPIA, HOUVE UMA MELHORA SIGNIFICATIVA NO QUADRO DOS PACIENTES SUBMETIDOS AO TRATAMENTO, ONDE AS CONTRIBUI��ES ALCAN�ADAS V�O DESDE O DESENVOLVIMENTO DE ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SOCIAIS AT� A MELHORA NA AUTOESTIMA.

Referências

AJZENMAN, E COLABORADORES. Effect of hippotherapy on motor control, adaptive behaviors, and participation in children with autism spectrum disorder: a pilot study. The American Journal of Occupational Therapy. v. 67, n. 6, p. 1-10. 2013.

DUARTE, E COLABORADORES. Revisão bibliografia dos benefícios que a equoterapia proporciona a praticantes com espectro autista. v. 10 n. 3. 2018.

COFFEY, E. The effect of equine assisted therapy on the social functioning of children with autism. Department of Psychology. Dublin Business School. 2014. Acesso em: 17 de fevereiro de 2021.

GHORBAN, H. et al. Eficácia da cavalgada terapêutica nas habilidades sociais de crianças com transtorno do espectro autista em Shiraz, Irã. Journal of Education and Learning. v.2, n.3, p. 1-6. 2013.

HARRIS, A.; WILLIAMS, J. O impacto de uma intervenção de equitação no funcionamento social de crianças com transtorno do espectro do autismo. International Journal Environmental Research Public Health. v._, n. 14, p. 1-15. 2017.

HISTER, A. et al. Efeitos da Equoterapia na síndrome de autismo: um estudo de caso. XX Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão. Disponível em: Acesso em: 30 de janeiro de 2021.

SILVA, M. S. A; LIMA, S. P. F; SALLES, J. R. "Vínculo afetivo de crianças autistas na equoterapia: uma contribuição de Winnicott." Boletim-Academia Paulista de Psicologia 38.95 (2018): 238-250.8

SILVEIRA, M. M; WIBELINGER, M. L. "Reeducação da postura com a equoterapia." Revista Neurociências 19.3 (2011): 519-524.

IEIRA, C. L. J; GRUBITS, H. B; JUSTI, J. Estudo avaliativo de crianças com transtorno do espectro autístico submetidas a tratamento equoterápico. Brazilian Journal of Development. v. 6, n. 6, p. 2-9. 2020.

WARD, S. C. e colaboradores. The Association Between Therapeutic Horseblack Riding and the Social Communication and sensory reactions of children with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders. v._, n.43, p. 1-8. 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Edição

Seção

Artigos