DIAGNÓSTICO DE AUTISMO INFANTIL E SUAS REPERCUSSÀ•ES NAS RELAÇÀ•ES FAMILIARES E EDUCACIONAIS

Autores

  • Fernanda Mendes De Paula
  • Giovana Barreto Silvà©rio
  • Letà­cia de Araújo Melo
  • Paulo Vitor Pina Felà­cio
  • Renata Pessoa Chein Jorge
  • Mariana Figueiredo Guedes D’Amorim

Palavras-chave:

Transtorno autístico, Psicologia, Terapia

Resumo

E OS TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEAS) SÃO VITAL�CIOS E NORMALMENTE SÃO DOEN�AS DEVASTADORAS QUE AFETAM GRAVEMENTE O FUNCIONAMENTO SOCIAL E A AUTOSSUFICI�NCIA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO � COMPREENDER A INSER��O DO INDIV�DUO AUTISTA NA FAMÍLIA E NO AMBIENTE ESCOLAR E SEUS EFEITOS. INICIALMENTE, 32 ARTIGOS FORAM SELECIONADOS DAS BASES MEDICAL LITERATURE ANALYSIS AND RETRIEVAL SYSTEM ONLINE (MEDLINE), PUBLIC MEDLINE (PUBMED) E LITERATURA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE EM CI�NCIAS DA SAÚDE (LILACS). POSTERIORMENTE, FORAM SELECIONADOS OS ARTIGOS CONFECCIONADOS A PARTIR DE 2015, COM FOCO TEM�TICO NA REPERCUSS�O DO AUTISMO NA QUALIDADE DE VIDA DOS PAIS E NA VIDA ESCOLAR DESSAS CRIAN�AS. SÃO 20 ARTIGOS NO TOTAL. O DIAGNÓSTICO DE AUTISMO EM SI, � UMA QUEBRA DE EXPECTATIVAS DE FUTURO PARA OS PAIS. NÃO SOMENTE, COM O PASSAR DOS ANOS CAUSA ALTERA��ES NA ESTRUTURA FAMILIAR, J� QUE ESTA DEVE SEMPRE AUXILIAR O INDIV�DUO AT� EM TAREFAS SIMPLES. ISSO PODE ACARRETAR ESTRESSE E DEPRESS�O NOS PAIS. ADEMAIS, PRECONCEITO E EXCLUS�O NO MEIO ESCOLAR SÃO RECORRENTES PELA FALTA DE COMPREENS�O DA DOEN�A PELA SOCIEDADE. ENVOLTA EM V�RIOS QUESTIONAMENTOS, OS TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA DEVEM SER CADA VEZ MAIS ESTUDADOS, COM O PRINCIPAL OBJETIVO DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS FAM�LIAS AFETADAS.

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Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

RESUMOS - NEUROCIÊNCIAS