RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA METABOLISMO E REPRODUÇÃO: MODELOS MACROSCÓPICOS DAS GLÂNDULAS SALIVARES MAIORES
Palavras-chave:
Materiais didáticos, Relato de Experiência, Ensino e Aprendizagem, Glândulas Salivares MaioresResumo
Introdução: O material didático é um recurso pedagógico que ajuda a organizar os processos de ensino aprendizagem, servindo como base de apoio e orientação ao aluno. Esse material é importante, pois estimula a compreensão e aproximação do aluno ao conteúdo e auxilia na melhor compreensão dos acadêmicos a respeito do tema abordado. Objetivos: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de elaboração e confecção de materiais didáticos para o ensino da disciplina metabolismo e reprodução e morfofisiologia de cabeça e pescoço. Metodologia: Para confeccionar as glândulas salivares maiores foram utilizados massa de biscuit, corante xadrez nas cores vermelha e amarela. A massa foi sovada e corada para atingir uniformidade e utilizada para cobrir modelos de isopor que se assemelhavam-se a anatomia glândulas. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre anatomia, fisiologia e morfologia das glândulas salivares. Resultados: Foi construído modelos de biscuit semelhantes anatomicamente com as glândulas salivares parótidas, submandibulares e sublinguais. Os modelos foram fixados em um crânio sintático com fita dupla face nas suas respectivas localizações anatômicas. Conclusão: Com esse trabalho foi possível compreender a importância de utilização de materiais didáticos. E a construção desses modelos auxiliou na compreensão da posição anatômica, classificações e funcionamento desses órgãos, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem no curso de odontologia.