RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA METABOLISMO E REPRODUÇÃO: MODELOS MACROSCÓPICOS DAS GLÂNDULAS SALIVARES MAIORES

Autores

  • Maria Eduarda Pires Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Isabela Dheniffer Santos Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Camilly Christiny Tertuliano Rodrigues Mendonça Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Ana Elisa Dias Carvalho de Alencar Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Anna Clara Beires Silva Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Ana Elizia dos Santos Bedim Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Verônica Letícia Souza Santos Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Rodrigo Fernandes de Lima Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Helen Cassia Patrí­cia Gomes Melo Faculdade Evangélica de Goianésia

Palavras-chave:

Materiais didáticos, Relato de Experiência, Ensino e Aprendizagem, Glândulas Salivares Maiores

Resumo

Introdução: O material didático é um recurso pedagógico que ajuda a organizar os processos de ensino aprendizagem, servindo como base de apoio e orientação ao aluno. Esse material é importante, pois estimula a compreensão e aproximação do aluno ao conteúdo e auxilia na melhor compreensão dos acadêmicos a respeito do tema abordado. Objetivos: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de elaboração e confecção de materiais didáticos para o ensino da disciplina metabolismo e reprodução e morfofisiologia de cabeça e pescoço. Metodologia: Para confeccionar as glândulas salivares maiores foram utilizados massa de biscuit, corante xadrez nas cores vermelha e amarela. A massa foi sovada e corada para atingir uniformidade e utilizada para cobrir modelos de isopor que se assemelhavam-se a anatomia glândulas. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre anatomia, fisiologia e morfologia das glândulas salivares. Resultados: Foi construído modelos de biscuit semelhantes anatomicamente com as glândulas salivares parótidas, submandibulares e sublinguais. Os modelos foram fixados em um crânio sintático com fita dupla face nas suas respectivas localizações anatômicas. Conclusão: Com esse trabalho foi possível compreender a importância de utilização de materiais didáticos. E a construção desses modelos auxiliou na compreensão da posição anatômica, classificações e funcionamento desses órgãos, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem no curso de odontologia.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Pires, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Isabela Dheniffer Santos, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Camilly Christiny Tertuliano Rodrigues Mendonça, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Ana Elisa Dias Carvalho de Alencar, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Anna Clara Beires Silva, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Ana Elizia dos Santos Bedim, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Verônica Letícia Souza Santos, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Rodrigo Fernandes de Lima, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Helen Cassia Patrí­cia Gomes Melo, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Publicado

2023-11-28