EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA ESTRATÉGIA DE ENSINO ATIVA DA DISCIPLINA DE MOFOLOGIA E ESCULTURA DENTAL: MOLARES SUPERIORES E INFERIORES
Palavras-chave:
Morfologia Dental, Molares, Material Didático, Metodologias Ativas.Resumo
Introdução: O molar é o mais complexo dos dentes na maioria dos mamíferos. Situa-se na parte posterior da mandíbula e na maxila. A sua função primária é triturar alimentos, o que lhe vale o nome, que significa "mó" ou "pedra de moinho. Pessoas que perdem precocemente este dente podem desenvolver alguma disfunção oclusal no futuro. Dessa forma, conhecer a morfologia bem como o manejo reabilitador adequado se torna importante na vida clínica do Cirurgião-Dentista. Objetivo: Esse trabalho corresponde a um relato de experiência referente a construção de material didático para a disciplina Morfologia e Escultura Dental do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia à partir de materiais de baixo custo e fácil aquisição. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos científicos e livros didáticos da disciplina para a reprodução da morfologia dos dentes molares permanentes. Através do embasamento teórico e sob orientação dos professores da Faculdade Evangélica de Goianésia FACEG, os discentes utilizaram um aplicativo Dental lite digital para o projeto dos dentes. Foi realizada uma criação em 3d dos dentes 26 e 36. Após esse procedimento, foi realizado a colagem dos isopores, desenhados os dentes que foram recortados, esculpidos e modelados. Para modelagem foram utilizadas 02 massas de biscuit polycol, 05 placas de isopor de 10 cm, tintas, pincel, cola quente e espuma expansiva. Após a colagem das placas de isopor, os dentes foram desenhados com 30 cm de comprimento na placa de isopor, desta forma, a base e a raiz puderam ser esculpidas. O último passo foi aplicar massa corrida nas raízes para ter sustentação e recobrir as cúspides com espuma expansiva e massa de biscuit. Resultado: foram reproduzidos os dentes 26 e 36 em tamanho ampliado de 50 cm. Conclusão: Essa experiência demonstrou ser uma alternativa para o processo de ensino e aprendizagem por apresentar uma proposta de material prático e didático de baixo custo disponível no Laboratório de Habilidades Odontológicas para a disciplina de Morfologia e Escultura Dental.