Relato de experiência para elaboração de material didático para o ensino de morfologia e escultura dental: Anatomia da coroa de Prémolares (14 e 35)
Palavras-chave:
Desenvolvimento Anatômico Dentário. Ensino e aprendizado; material didático, Morfologia Dental.Resumo
INTRODUÇÃO: O material didático é um instrumento pedagógico que serve como base ao apoio e orientação ao aluno. Trata-se de um manual de instrução sobre determinado assunto. Essas peças de apoio podem ser qualquer recurso que esteja associado ao contexto educativo, ou seja, que aborde o objeto de estudo e o apresente de forma explicativa para a aquisição do conhecimento. Materiais didáticos para o estudo da anatomia e morfologia dental são essenciais para compreensão dessa disciplina, pois a mesma proporciona a aquisição de conhecimento acerca da formação da arcada dentária. OBJETIVO: criar macro modelos didáticos sobre a morfologia de pré-molares para o ensino na disciplina de Morfologia e Escultura Dental. METODOLOGIA: Esse trabalho corresponde a um relato de experiência sobre a construção de material didático. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica em banco de dados de pesquisa e livros didáticos da disciplina sobre a morfologia dos pré-molares superiores e inferiores permanentes. Em seguida, foram confeccionados os modelos didáticos da seguinte forma: foi usada 01 placa de isopor com tamanho de 30 cm de largura e 1 m de altura, revestida por massa de biscuit, sovadas e pintadas com tinta guache, os modelos obtidos após a secagem foram fixados em uma placa de isopor. RESULTADOS: Foram desenvolvidos modelos anatômicos dos dentes pré-molares que demonstram a coroa, faces, sulcos e cúspides. Esses modelos possuem dimensão de 30 cm de diâmetro por 20 cm de altura. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse material didático foi criado com o intuito de facilitar e complementar a aprendizagem dos estudantes do curso de Odontologia, na
disciplina de morfologia e escultura dental. Por ter sido elaborado em tamanho macroscópico, facilitará o entendimento do discente. O uso de modelos didáticos ampliados minimiza a dificuldade de abstração dos estudantes iniciantes no conhecimento anatômico pois promove a aproximação do acadêmico do que está sendo
estudado.