ABORDAGEM SISTEMÁTICA DE ACABAMENTO E POLIMENTO EM FACETAS DIRETAS NA PRODUÇO DE MATERIAL DIDÁTICO INSTITUCIONAL.
Palavras-chave:
resina composta, faceta direta, polimento e acabamento, material didático odontológico.Resumo
Introdução: os desafios impostos à arte de ensinar têm obrigado os educadores a mudarem suas estratégias para adaptar as mudanças impostas pelo mundo moderno. Micro e macromorfologia de dentes naturais e restaurações são tão significativos, se não mais, que a seleção de cores na determinação da estética e natureza realista das restaurações. Por isso, a compreensão desses detalhes e como incorporá-los em restaurações anteriores diretas durante as etapas de acabamento e polimento são necessárias para naturalidade da restauração. Este trabalho trata-se de um relato de experiência didática realizada na Disciplina de Dentística II do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia. Objetivo: Criar um material didático ilustrativo a ser disponibilizado aos acadêmicos do curso sobre o protocolo de acabamento e polimento de facetas diretas de resina composta com o uso de texto e imagens autorais. Metodologia: levantamento bibliográfico em bancos de pesquisa (MedLine e PubMed) usando as palavras-chaves “resina composta, facetas diretas, acabamento e polimento, material didático”. Foram selecionados 04 artigos publicados entre os anos de 2019 à 2021 dentro dos critérios de inclusão e exclusão do trabalho. Os autores do trabalho utilizaram a Clínica de Odontologia para execução da faceta direta, bem como os registros de imagens. Após o preparo para a faceta direta do dente 11 em manequim, foi realizada a etapa restauradora com Resina FORMA (FGM) e uso de pincel e espátulas. Para o acabamento e polimento foram verificadas 10 etapas: comprimento das restaurações; ajuste oclusal; posição da borda incisal ântero-posterior; avaliação do perfil de emergência; delimitação das zonas de reflexão e sombra de luz; abertura das ameias mesial e distal; inclinação axial do terço cervical, médio e incisal; delimitação dos sulcos e lóbulos de desenvolvimento; textura de superfície (periquemácias) e brilho final. Resultados: foram obtidos fotos e vídeos autorais para o desenvolvimento do material didático-pedagógico. Discussão: Devido à inexperiência do clínico ou dificuldade em
acertar ou corrigir a forma de uma restauração direta de resina composta faz-se necessário conhecimentos de anatomia e a sequência de um protocolo sistemático. Conclusão: Diante disso, a produção de um material didático-pedagógico autoral institucional através de metodologias ativas traz um enriquecimento ao acadêmico enquanto o detentor do saber.