Produção de material didático pedagógico: cartilha ilustrativa sobre a morfologia de pré-molares e molares permanentes.
Palavras-chave:
PALAVRAS-CHAVE: Pré-molares, Molares, Morfologia dental, Material Didático.Resumo
Introdução: Nos dentes pré-molares e molares superiores e inferiores permanentes, pode-se encontrar uma ampla variedade morfológica. A anatomia desses dentes apresenta características comuns entre si, porém possuem características únicas, bem como variações complexas nas raízes, na face oclusal, vestibular e palatal. Ao todo tem-se 08 pré-molares e 12 molares permanentes. Objetivo: O objetivo deste trabalho é montar um material didático pedagógico em forma de cartilha sobre a morfologia dos dentes posteriores permanentes, dando ênfase às variações anatômicas que podem ser encontradas. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos de base da dados (PUBMED) e nos livros disponíveis da disciplina sobre cada grupo de dentes. O trabalho foi produzido em uma folha A4 (horizontal) e realizado os desenhos de cada um dos dentes, nas faces: vestibular, lingual, mesial, distal e oclusal. As cores foram destacadas de acordo com as informações legendadas. O resultado obtido foi uma cartilha encadernada para disponibilizar aos acadêmicos do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia. Resultado e discussão: No material ilustrativo foram destacados os sulcos principais e os sulcos secundários de uma forma dinâmica, assim como as demais peculiaridades de cada grupo de dentes, o que se torna importante durante as atividades de dentística restauradora laboratorial e clínica para o acadêmico, bem como ao profissional cirurgião-dentista em sua prática clínica. A cartilha “Prémolares e molares superiores e inferiores permanentes” foi elaborada em uma estrutura voltada como recurso complementar para atender os estudantes do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia, nas atividades laboratoriais e clínicas, com o intuito de apresentar ao leitor a temática abordada. Considerações finais: Metodologias ativas e a participação do discente na construção de um modelo didático-educativo são ferramentas que fornecem uma base de conhecimentos plurais e dinâmicos aos acadêmicos. A cartilha torna-se importante à medida que traz uma linguagem simplificada sobre morfologia dental como recurso complementar da vida clínica do acadêmico e futuro profissional.