RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ODONTOLOGIA: DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

Autores

  • Lara Luisa Souza Moreira Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Érica Pereira Costa Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Adriana Gomes Barbosa Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Lisa Gomes Moreira Silva Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Nathália Luiza Pinheiro Galvão Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Noemir Ferreira de Souza Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Helen Cássia Patrícia Gomes Melo Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Rodrigo Fernandes de Lima Faculdade Evangélica de Goianésia

Palavras-chave:

Desenvolvimento Embrionário, Ensino, Aprendizado, Material didático

Resumo

INTRODUÇÃO: O material didático é um instrumento pedagógico que serve como base, apoio e orientação ao aluno. Trata-se de um manual de instrução sobre determinado assunto. Essas peças de apoio podem ser qualquer recurso que esteja associado ao contexto educativo, ou seja, que aborde o objeto de estudo e o apresente de forma explicativa para a aquisição do conhecimento. Materiais didáticos para o estudo da embriologia são essenciais para compreensão dessa disciplina, pois a mesma proporciona a aquisição de conhecimento acerca da formação embrionária desde o zigoto até o nascimento. OBJETIVO: Criar modelos didáticos para o ensino de embriologia humana. METODOLOGIA: Esse trabalho corresponde a um relato de experiência sobre a construção de material didático. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre materiais didáticos e ensino de embriologia. Em seguida foram confeccionados os modelos didáticos da seguinte forma: utilizadas 13 bolas de isopor, 10 delas com o tamanho de 70mm e 3 com 10mm, revestidas por massa de biscuit, sovadas e tingidas com tintas de tecido Acrilex®, nas cores amarela, branca, azul, vermelha e laranja. Os detalhes foram realizados com canetas permanentes coloridas. Os modelos foram deixados em temperatura ambiente por 48 horas para secagem e após essa etapa fixados em uma placa de isopor de 30cm com cola quente. RESULTADOS: Foram desenvolvidos modelos embrionários que demonstram em 13 estágios altamente detalhados, o desenvolvimento do embrião ao até o final do primeiro mês de gestação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse material didático foi criado com o intuito de facilitar e complementar a aprendizagem dos estudantes do curso de Odontologia, na disciplina de Metabolismo e Reprodução. Por ter sido elaborado em tamanho macroscópico, facilitará o entendimento relacionado as fases iniciais dos eventos embrionários. O uso de modelos didáticos ampliados minimiza a dificuldade de abstração dos estudantes iniciantes no conhecimento embriológico, pois promove a aproximação do discente do que está sendo estudado.

Biografia do Autor

Lara Luisa Souza Moreira, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Érica Pereira Costa, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Adriana Gomes Barbosa, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Lisa Gomes Moreira Silva, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Nathália Luiza Pinheiro Galvão, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Noemir Ferreira de Souza, Faculdade Evangélica de Goianésia

Discente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Helen Cássia Patrícia Gomes Melo, Faculdade Evangélica de Goianésia

Docente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Rodrigo Fernandes de Lima, Faculdade Evangélica de Goianésia

Docente do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia

Publicado

2023-12-06