RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ODONTOLOGIA: DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Palavras-chave:
Desenvolvimento Embrionário, Ensino, Aprendizado, Material didáticoResumo
INTRODUÇÃO: O material didático é um instrumento pedagógico que serve como base, apoio e orientação ao aluno. Trata-se de um manual de instrução sobre determinado assunto. Essas peças de apoio podem ser qualquer recurso que esteja associado ao contexto educativo, ou seja, que aborde o objeto de estudo e o apresente de forma explicativa para a aquisição do conhecimento. Materiais didáticos para o estudo da embriologia são essenciais para compreensão dessa disciplina, pois a mesma proporciona a aquisição de conhecimento acerca da formação embrionária desde o zigoto até o nascimento. OBJETIVO: Criar modelos didáticos para o ensino de embriologia humana. METODOLOGIA: Esse trabalho corresponde a um relato de experiência sobre a construção de material didático. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre materiais didáticos e ensino de embriologia. Em seguida foram confeccionados os modelos didáticos da seguinte forma: utilizadas 13 bolas de isopor, 10 delas com o tamanho de 70mm e 3 com 10mm, revestidas por massa de biscuit, sovadas e tingidas com tintas de tecido Acrilex®, nas cores amarela, branca, azul, vermelha e laranja. Os detalhes foram realizados com canetas permanentes coloridas. Os modelos foram deixados em temperatura ambiente por 48 horas para secagem e após essa etapa fixados em uma placa de isopor de 30cm com cola quente. RESULTADOS: Foram desenvolvidos modelos embrionários que demonstram em 13 estágios altamente detalhados, o desenvolvimento do embrião ao até o final do primeiro mês de gestação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse material didático foi criado com o intuito de facilitar e complementar a aprendizagem dos estudantes do curso de Odontologia, na disciplina de Metabolismo e Reprodução. Por ter sido elaborado em tamanho macroscópico, facilitará o entendimento relacionado as fases iniciais dos eventos embrionários. O uso de modelos didáticos ampliados minimiza a dificuldade de abstração dos estudantes iniciantes no conhecimento embriológico, pois promove a aproximação do discente do que está sendo estudado.