RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ANATOMIA DE CABEÇA E PESCOÇO: MUSCULATURA DA FACE
Palavras-chave:
Sistema muscular, material didatico, Ensino, AprendizagemResumo
INTRODUÇÃO: Ensinar e aprender são processos influenciados por diferentes fatores, o que inclui o uso de tecnologia instrucional e material didático. Ambos os recursos têm envolvimento ativo dos alunos e promovem uma sala de aula mais dinâmica. Os materiais didáticos são o ponto de partida para o acesso a informações confiáveis, desenvolvem a liberdade de pensamento e a análise crítica. Outros pontos positivos que podem ser desenvolvidos com o seu uso são o prazer na leitura e a compreensão de conceitos abstratos. A construção de material didático par o ensino de anatomia é de suma importância, pois alguns assuntos como a musculatura facial pode-se tornar de difícil visualização por apresentar falta de material ou má preparação de peças anatômicas. METODOLOGIA: Esse trabalho corresponde a um relato de experiência sobre a construção de material didático. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre elaboração de modelo didático da musculatura facial. Foi confeccionado modelo da musculatura facial usado como base a cabeça e colo de manequim plástico. Esse foi revestido com massa de biscuit tingida com tinhas de tecido nas cores branca, azul, vermelho, rosa e amarelo usado cola branca para fixar o biscuit no manequim. Os músculos foram modelados com biscuit tingindo em vermelho e fixados na base com cola branca. RESULTADO: Foi criado um modelo da musculatura da face com altura de 36 cm, largura do ombro de 30 cm, diâmetro da cabeça de 58 cm e 28 cm de circunferência do pescoço. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse material didático foi criado no intuito de facilitar e complementar a aprendizagem dos estudados do curso de Odontologia, na disciplina de Morfofisiologia de Cabeça e Pescoço. Por ter sido elaborado em tamanho real, poderá contribuir para um melhor entendimento relacionado a musculatura da face e pescoço. O uso de modelos didático em tamanho real facilita o aprendizado é eficiente para o processo de ensino e aprendizagem para acadêmicos nas fases inicias do curso de odontologia.